Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Iniciativa busca ajudar pessoas em situação de rua a se protegerem do frio

Publicado em 23/05/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Lúcia Grisel Barreto pede apoio da Comcap / Foto: Adriana Baldissarelli - Divulgação

Lúcia Grisel Barreto pede apoio da Comcap / Foto: Adriana Baldissarelli - Divulgação

Em 2015, Lúcia Grisel Barreto ficou sensibilizada com matéria da jornalista Ângela Bastos sobre pessoas em situação de rua, a partir daí, passou a produzir sacolas impermeáveis com reaproveitamento do tecido de sombrinhas e guarda-chuvas. Por dentro, é colocado um cobertor leve e até um pequeno travesseiro. Hoje, um grupo de 30 pessoas a ajuda a confeccionar os sacos. O grupo mais ativo, de seis pessoas que já trabalham voluntariamente o ano inteiro, inclui Nilza Tuyama, 83 anos. Ambas pretendem, logo mais, organizar oficinas para aumentar a produção e ocupar inclusive pessoas em situação de rua.

“O ideal seria que cada pessoa tivesse sua família e que as políticas públicas funcionassem perfeitamente. Mas não é essa a realidade. Então temos de ajudar, ainda bem que as pessoas sempre querem fazer o bem”, comentou Lúcia.  Segundo ela, o saco de dormir impermeável ajuda a evitar gripes e outras doenças. 

Apoio da Comcap

A Autarquia de Melhoramentos da Capital Comcap disponibilizará sua rede de Ecopontos para recolher guarda-chuvas e sombrinhas com os quais são produzidas as sacolas multifuncionais e já começou campanha interna de esclarecimento para que não sejam recolhidas como lixo nas ruas.

Em reunião com o presidente da Comcap, Carlos Alberto Martins, a ativista Lúcia Grisel Barreto informou que na noite de ontem, terça-feira (22), começaram a ser distribuídos pelo menos 180 sacos de dormir. Carlão Martins garantiu que os empregados da Comcap vão colaborar para que o material permaneça com os beneficiários e, no caso, de serem deixados na rua serão recolhidos e colocados à disposição para quem quiser reavê-lo no módulo de limpeza pública do Largo da Alfândega.

A orientação para que ajudem as pessoas em situação de rua a manter seus pertences para se proteger do frio já está sendo transmitida às equipes de limpeza pública, garantiu Carlão Martins. Segundo ele, quem quiser doar guarda-chuvas e sombrinhas pode fazê-lo nos quatro Ecopontos da Comcap, no Itacorubi, Capoeiras, Monte Cristo e Morro das Pedras e na Base Norte da Comcap em Canasvieiras. O material será encaminhado ao grupo de confeccionadores de sacos de dormir.

“Vamos orientar os empregados da Comcap que neste caso é preciso diferenciar entre o que é lixo e o que é a proteção de uma pessoa em situação de rua. A cidade é de todos, mas alguns precisam de maior cuidado do poder público”, apontou o presidente da Comcap.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários