Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Evento em Florianópolis discutirá o papel dos veículos de comunicação no cenário de proliferação desenfreada de notícias falsas

Publicado em 22/05/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Fake news é uma expressão que ganhou popularidade nos últimos e que vem desafiando jornalistas, políticos e toda sociedade. Com a instantaneidade das redes sociais, a proliferação de notícias falsas é uma constante, em todas as esferas. Esse tema vem também sendo motivo de debate no Congresso Nacional com projetos de leis em que todos têm algo em comum: incapacidade de definir o que é fake news. O compartilhamento desenfreado, acompanhado pela falta de checagem das informações criou um universo paralelo, o lado negro da comunicação. E, se nada for feito, tende a prejudicar ainda mais uma das primordiais necessidades da humanidade: a comunicação.

Pensando nisso é que a ADI - Associação de Diários do Interior – ADI promove em Florianópolis a Jornada de Debates que este ano traz a temática Fake News X True News – o valor do jornal. O evento acontece nesta quinta-feira, dia 24, na FIESC, e as inscrições são gratuitas. Na programação, grandes nomes do jornalismo trazendo um recorte diferenciado para a pauta. Willian Waack com uma abordagem sobre a velocidade das notícias falsas e o combate as fake news. Rafael Martini seguirá na linha sobre fake news global e o jornalismo hiperlocal. O doutorando em jornalismo Rogério Christofoletti, que estuda a temática mesmo antes do grande boom de notícias falsas debaterá na temática sobre o desafio para a indústria jornalística. Marcelo Janssen, diretor do OCP News trará o tema oportunidades da mídia regional, abordando os desafios da manutenção do jornal impresso com a popularidade da internet e das oportunidades que o modelo off-line pode trazer para o online.

E mais, este não é um conceito novo, fruto da sociedade moderna e 2.0. Na Grécia Antiga utilizaravam a expressão "revendedores de rumores" para descrever a atuação de comerciantes para aumentar de forma rápida o preço de grãos, espalhando rumores sobre tempestades e naufrágios. O filósofo Teofrasto até chegou a realizar, a época, um experimento social com seus amigos contando histórias inventadas e pedia para que as pessoas não repassassem,  o que resultou no ditado “olhos são melhores testemunhas do que ouvidos” e recomendações para evitarmos ser enganados, como questionar “quem está ganhando dinheiro com essa notícia?

Este ano teremos as eleições e o cenário de divulgação de informações falsas já preocupa também o Tribunal Regional Eleitoral. A temática também será abordada no evento, com a palestra do presidente do TRE/SC, Ricardo José Roesler. O assunto é muito atual, pois, por exemplo, discute-se ainda se as últimas eleições presidenciais dos Estados Unidos foram ou não influenciadas de maneira determinante por fake news. E, existe uma grande preocupação quanto as eleições deste ano, uma vez que a divulgação de notícias falsas durante a campanha eleitoral pode ter grande peso na definição do voto dos eleitores. 

Segundo estudo recente realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, dos Estados Unidos, as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente. Esse já é o maior estudo já realizado sobre a disseminação de notícias falsas na internet. De acordo com o estudo, as informações falsas ganham espaço na internet de forma mais rápida, mais profunda e com mais abrangência que as verdadeiras. Cada postagem verdadeira atinge, em média, mil pessoas, enquanto as postagens falsas mais populares - aquelas que estão entre o 1% mais replicado - atingem de mil a 100 mil pessoas. “Precisamos agir urgentemente, nos organizarmos ainda mais, tanto quanto veículos de comunicação, bem como sociedade, para criarmos estratégias e mecanismos que possam munir a comunicação de sua veracidade”, destaca o presidente da ADI, Amer Felix Ribeiro.

  

Confira a programação completo:

08h45 - Credenciamento

09h20 - Abertura Oficial: Presidente da ADI/SC - Ámer Felix Ribeiro

Governador - Eduardo Pinho Moreira

09h50 - Apresentação FIESC - Presidente - Glauco José Corte

10h20 - Momento TRE - Presidente – Ricardo José Roesler

10h50 - Palestra de Willian Waack

11h40 – Discussão do tema com a moderação do jornalista Marcelo Lula

12h30 - Brunch

13h30 – Palestra - “Fake News Global e o jornalismo hiperlocal” -  Rafael Martini – Colunista político – OCP News/Florianópolis

14h30 – Palestra:  Fake news como desafio para a indústria jornalística do interior - Dr. Rogério Christofoletti  Profº no Mestrado e Doutorado Jornalismo UFSC

15h30 – Palestra: Oportunidades da Mídia Regional – Marcelo Janssen – Diretor da REDE OCP

17h – Encerramento

 

Serviço

O quê? Fake News X True News – o valor do jornal
Quando: 24 de maio
Onde: FIESC – Florianópolis
Quanto: gratuito
Inscrições: http://www.adisc.com.br/mostra_destaque.php?id=174

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários