Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Evento catarinense destaca as mulheres na tecnologia

Publicado em 21/05/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


O Startup SC Summit ocorre nos dias 12 e 13 de julho, evento voltado para o ecossistema de tecnologia e inovação. A iniciativa, além de fomentar o empreendedorismo na tecnologia, quer incentivar a diversidade do setor. Hoje, segundo a ONU, apenas 25% da força de trabalho na indústria digital é feminina.

A expectativa de público é de 1800 pessoas e até o momento 30% dos inscritos são do mulheres. São mais de 80 palestrantes já foram confirmados e as mulheres também estão marcando presença como palestrantes. "A diversidade é o melhor caminho para a inovação acontecer, apenas quando unimos diferentes pessoas e opiniões que podemos encontrar novas soluções e juntos construir um mundo melhor", comenta Alexandre Souza, gestor do Sebrae/SC e organizador do evento. "Não dá pra falar de tecnologia hoje em dia e ignorar a força feminina no mercado", completa.

Dentro do ecossistema catarinense algumas empresas já se destacam pelas políticas que promovem a  diversidade. A Softplan, patrocinadora do evento e uma das maiores empresas de software de SC, por exemplo, tem sinalizado um índice crescente de colaboradoras e, nos últimos três anos, o percentual do time feminino aumentou de 26%, em 2014, para 39%, em 2017.

Mesmo assim, as mulheres que trabalham com tecnologia nem sempre escaparam de situações de preconceito ao longo da trajetória no setor. "Embora já tenha passado por pontuais piadas, comentários ou assédios sexistas, sempre agi com bastante austeridade e confiança na minha capacidade e conhecimento", destaca a desenvolvedora da Softplan Lucelia Siqueira.

"Sempre gostei de lógica e complexidades, então, ignorei qualquer fala do tipo: você tem certeza que sabe isso?, destaca Viviane Soares, da área de treinamento técnico e comportamental da HostGator, um dos principais provedores de hospedagem de sites do mundo e um dos patrocinadores do Startup SC Summit. Luana Premoli, analista de sistemas da HostGator, também relata ter enfrentado discriminações, especialmente de clientes. "Já ocorreram situações em que solicitei um procedimento, o cliente simplesmente ignorou ou pior, falou que não fazia sentido. Mas quando um colega homem respondeu exatamente a mesma coisa que eu". Para ela, os debates são necessários porque os desafios são diários.

Monica Possel é gerente de produto na Involves, empresa desenvolvedora do software para gestão de trade marketing Agile Promoter, e irá palestrar no evento. Ela conta que sua experiência profissional sempre foi na área de tecnologia e que normalmente ela era a primeira mulher a atuar na empresa — ou então na equipe de desenvolvimento. "Acredito que hoje a representatividade feminina no setor tecnológico está crescendo e podemos ainda dar muitos passos. Santa Catarina é um polo tecnológico, precisamos aproveitar e muito esse solo fértil que temos aqui. Eu farei o que puder para incentivar a participação das mulheres nesse segmento", diz. 

Sílvia Foster é CEO da Cianet, empresa referência em produtos e desenvolvimento de tecnologia para o mercado de provedores regionais de internet, e também irá palestrar no evento. A especialista em gestão afirma que as mulheres, assim como os homens, possuem grande potencial de desenvolvimento de competências e que o ecossistema provocativo permite grandes oportunidades no desenvolvimento profissional. "Fazer parte do segmento de tecnologia e permear este meio é me perceber em um estado de equiparação. Em contrapartida, para o setor, significa a oportunidade de experimentar habilidades de gêneros diferentes e ao mesmo tempo complementares", finaliza Silvia.  

O Startup SC Summit é promovido pelo Sebrae/SC, em parceria com a Secretária do Desenvolvimento Econômico Sustentável e a ACATE. Esta é a primeira edição do evento, que espera mais de 1800 participantes e já confirmou mais de 80 palestrantes que serão divididos em trilhas de acordo com os pilares do ecossistema. Inscrições e mais informações em: http://summit.startupsc.com.br/.


Serviço

O quê? Startup SC Summit;
Quando: 12 e 13 de Julho de 2018;
Quanto: R$ 225,00, para os dois dias do evento;
Onde: Centro de eventos Luiz Henrique da Silveira, Rd SC-401, Km 01, S/N - Trevo de Canasvieiras, Florianópolis;
Inscrições: http://summit.startupsc.com.br/

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários