Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Maré alta pode provocar alagamentos no litoral

Publicado em 17/05/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Julio Cavalheiro - SECOM

Foto: Julio Cavalheiro - SECOM

Deste sábado (19) até a próxima terça-feira (22), há risco de alagamentos devido à maré alta nas regiões mais baixas do litoral catarinense. De acordo com aviso meteorológico da Epagri/Ciram, este fenômeno será provocado pelo vento predominante e persistente do quadrante sul associado a forte agitação marítima com ondas de 3 a 4 metros próximas ao litoral.

Recomenda-se especial atenção para os horários (clique aqui para ver) e locais próximos a desembocaduras de rios, Rod. Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha, Araranguá, Laguna, Itajaí, Joinville, entre outros.

Associada ao vento sul, aumenta a expectativa de melhora na captura das tainhas na próxima semana no estado de Santa Catarina.

Fim de semana

Segundo meteorologistas da Epagri/Ciram, além da agitação marítima, vários fenômenos devem ocorrer neste fim semana, o que inclui a possibilidade de neve na serra catarinense.

A queda na temperatura deve ocorrer de sábado (19) para domingo (20). Nas áreas mais altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, mínima em torno de 2°C a 5°C.

Há previsão de ventania (rajadas de 60 a 80 km/h) e consequente agitação marítima no litoral catarinense durante o fim de semana, com ondas de 3 a 4 m e picos de até 6 m ao sul de Florianópolis, com alto risco de ressaca.

Todas as condições descritas acima se devem à formação de um intenso ciclone extratropical no Litoral Sul do Brasil e avanço de uma massa de ar frio de origem polar. A diferença de pressão entre esses dois sistemas será a responsável pela condição adversa do mar.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários