Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Divulgado novo boletim sobre casos de gripe no estado

Publicado em 17/05/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Santa Catarina segue até o dia 1º de junho / Foto de arquivo: PMF

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Santa Catarina segue até o dia 1º de junho / Foto de arquivo: PMF

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o boletim atualizado (07/2018) sobre a situação da Influenza (gripe) em Santa Catarina. As informações apresentadas são referentes ao período que compreende as semanas epidemiológicas (SE) 01 a 20 de 2018, ou seja, casos com início dos sintomas em 31 de dezembro de 2017 até os registrados no dia 15 de maio de 2018. 

No período já citado acima foram notificados 397 casos suspeitos de SRAG em Santa Catarina e 69 (17,4%) confirmados. Houve aumento em relação ao último boletim, que computou dados até 8 de maio, quando havia 311 casos suspeitos e 52 (16,7%) confirmados.

De acordo com o último boletim, das 69 pessoas atingidas pelo vírus, quase metade delas estão acima dos 50 anos. Sendo de 50 a 59 anos (13 casos) e acima de 60 anos (19 casos). Florianópolis é a cidade com maior número de casos, 17 no total.

Até o dia 15 de maio, dos 397 casos notificados de SRAG, 32 evoluíram para óbito. Sendo que três deles foram em Florianópolis. As cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul e São José têm uma morte cada.

Outros municípios que apresentaram casos confirmados de SRAG pelo vírus Influenza foram: São José, com nove casos; Tubarão, com oito casos; Blumenau, com cinco casos; Biguaçu, Itajaí, Joinville e Palhoça, com três casos cada; Braço do Norte, Jaraguá do Sul, Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas, com dois casos cada; Brusque, Canelinha, Itapema, Laguna, Lebon Régis, Maravilha, Nova Veneza, Rodeio e São Miguel do Oeste, com um caso cada; e um caso pertencente ao estado do Paraná.

Segundo a Dive, o registro de casos de gripe em 2018, até o momento, está dentro do esperado para o período que antecede a sazonalidade, que vai do início de maio e até o final de agosto.

Prevenção

O perfil de casos mostra a importância de a população procurar o serviço de saúde mais próximo da residência aos primeiros sinais e sintomas de gripe para o tratamento adequado, em especial os portadores de fatores de risco para agravamento e óbito (idosos, doentes crônicos etc.), pois estes têm maior probabilidade de apresentar complicações quando infectados pelo vírus.

Recomenda-se técnicas de prevenção contínuas como lavar as mãos com frequência e evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas. Também é necessário manter limpos com álcool objetos e superfícies que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos, além de não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Santa Catarina segue até o dia 1º de junho.

O público-alvo da campanha em 2018 compreende:

- Crianças entre 6 meses e 5 anos; gestantes;

- Puérperas – até 45 dias após o parto;

- Indivíduos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde;

- Professores do ensino infantil, fundamental e médio de escolas públicas e privadas e do ensino superior público e privado;

- Povos indígenas;

- Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;

- População privada de liberdade;

- Funcionários do sistema prisional.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários