Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Imigrantes senegaleses criam associação em Florianópolis

Publicado em 17/05/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto; Divulgação SST

Foto; Divulgação SST

Participar no desenvolvimento social, econômico, religioso, cultural e educacional da comunidade é um dos objetivos dos senegaleses que hoje vivem em Florianópolis. A partir da criação da "Associação dos Senegaleses", eles terão mais força e mais oportunidades de realizar esse sonho.

Após oito anos da chegada dos senegaleses em Florianópolis, a associação foi instituída em plenária realizada na Secretaria Estadual de Assistência Social Trabalho e Habitação (SST). A secretária, Romanna Remor têm realizado reuniões com os senegaleses para saber mais das suas peculiaridades e possibilidades dentro de suas habilidades.

"Nossa função é de auxiliar, aproximar e criar oportunidade de debates e entendimento dos imigrantes com a secretaria de assistência social do município para que juntos possamos encontrar soluções", explicou a secretária de assistência Romanna Remor.

A SST também conhecida como "Casa dos Direitos Sociais dos Catarinenses", disponibilizou uma sala para que a associação possa realizar suas reuniões. Neste grupo são cerca de 30 senegaleses. Uma das primeiras conquistas da associação é que a prefeitura de Florianópolis vai disponibilizar vagas para curso de português para os associados.

"Nós orientamos a todos os imigrantes para que procurem o Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante (CRAI), para que façam seu cadastro e assim possamos saber quantos são, o que fazem e como podemos ajudar" ressaltou a gerente de gestão do SUAS, Karina Gonçalves Euzébio.

Um dos objetivos da associação é propor projetos nos diferentes segmentos municipais e estaduais, para que todas as nacionalidades que ocupam a ilha possam participar ativamente. "Não queremos atrapalhar ninguém, fazer mal ao outro, mas precisamos trabalhar e nos sentir inseridos", disse o presidente da associação Boubacar Mamadou. 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários