Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Ministro da Agricultura anuncia diálogo com a União Europeia para retomar exportação de carne de frango

Publicado em 16/05/2018 Editoria: Geral Comente!


Foto de arquivo: Cidasc

Foto de arquivo: Cidasc

Em passagem por Santa Catarina, ministro Interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, fala em "reabertura de diálogo" com a União Europeia. Nesta segunda-feira (14), o ministro esteve com lideranças e produtores rurais de São Miguel do Oeste discutindo as ações necessárias para fortalecer a agricultura e pecuária de Santa Catarina.

Segundo Eumar Novacki, o canal de diálogo entre Brasil e União Europeia foi reaberto na última semana, porém a retomada das exportações de carne de aves não será um processo fácil. "Será um processo longo e não será fácil. Faremos de tudo para não usarmos de todas as armas de que dispomos. Esse setor não está órfão, enquanto estivermos no Ministério estaremos brigando", afirmou. Em Santa Catarina são três plantas da BRF impedidas de vender carne de frango para a União Europeia, localizadas nos municípios de Concórdia, Chapecó e Capinzal.

Durante o encontro em São Miguel do Oeste, o ministro ouviu também outras questões como a demanda crescente de milho para abastecer as agroindústrias catarinenses e as melhorias necessárias na aduana de Dionísio Cerqueira. "Santa Catarina tem apenas 1,12% do território nacional e é um gigante em produção agropecuária. Já somos o maior produtor nacional de suínos, o segundo maior produtor de aves e o quarto maior produtor de leite do país. Quando não somos o maior, nós precisamos ser o melhor. E é nesse sentido que Santa Catarina vem trabalhando, porém nós precisamos de ajuda", ressaltou o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies.

Novos mercados

O ministro interino anunciou ainda que o objetivo do Governo Federal é aumentar a presença do agronegócio brasileiro no mercado internacional. "Nós queremos chegar a 10% na presença brasileira no mercado internacional, esta é uma meta ousada, mas é possível com planejamento e estratégia a longo prazo. Serão mais US$ 30 milhões injetados na economia brasileira, gerando renda, emprego e qualidade de vida no país".

Diferenciais 

O agronegócio brasileiro tem características únicas, que devem ser grandes diferenciais na busca de mercados. Segundo Eumar Novacki, o Brasil alimenta 1,4 bilhão de pessoas no mundo, usando pouco mais de 8% do seu território para a agricultura e com 66% das áreas ainda com vegetação nativa – uma área maior do que toda União Europeia, por exemplo.

 

Aduana

No limite entre Santa Catarina e Argentina, a aduana de Dionísio Cerqueira precisa de mais funcionários da Receita Federal e do Ministério da Agricultura para o trabalho aduaneiro e fitossanitário. Hoje, os caminhões ficam até uma semana na fila aguardando atendimento, o que faz com que, muitas vezes, as empresas optem por utilizar as rotas via Rio Grande do Sul. 

Segundo o secretário da Agricultura, Airton Spies, a estrutura em Dionísio Cerqueira é peça fundamental para a implantação da Rota do Milho – um corredor de exportação de grãos vindos Paraguai com destino a Santa Catarina.  Com a importação de um milhão de toneladas de milho, as estimativas são de que o movimento de caminhões na aduana aumentaria em até 150 caminhões por dia.

"Dionísio Cerqueira tem um papel muito importante para Santa Catarina porque é onde está o único porto seco para entrada de produtos e turistas com serviço de aduana no estado. E isso tem um impacto enorme na economia regional e estadual", destacou Spies.

Gran Mestri

No final da tarde, a comitiva do Ministério da Agricultura seguiu para Guaraciaba onde pôde conhecer a maior fábrica de queijos duros da América Latina. A Gran Mestri trabalha integrando produtores de leite, tecnologia de ponta e uma busca constante por qualidade. Essa combinação está transformando a cadeia produtiva do leite no Extremo Oeste catarinense.

"Matéria prima de alta qualidade, receita precisa, alta tecnologia e as pessoas certas no lugar certo. Essa é a receita da Gran Mestri", destacou o fundador da empresa, Acari Menestrina. O grande desafio agora é produzir leite com padrões internacionais e o segredo está na capacitação do produtor.

O próximo passo da Gran Mestri é a inauguração da maior fábrica de queijo gorgonzola e provolone do país, prevista para este ano. A capacidade produtiva será de 120 toneladas de queijo gorgonzola e 80 toneladas de provolone por ano.

Comitiva

A comitiva conta ainda com a presença do secretário de Defesa Agropecuária, Luis Eduardo Rangel; do superintendente substituto do Mapa em Santa Catarina, Osmarino Ghizoni; do diretor do Departamento de Promoções Internacionais do Agronegócio, Evaldo da Silva Júnior; e de deputados federais da bancada catarinense.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários