Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Operação Veraneio é apresentada a cônsules da Argentina, Uruguai, Costa Rica e Itália

Publicado em 04/12/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) apresentou, na manhã desta terça-feira, 3, aos cônsules da Argentina, Uruguai, Costa Rica e Itália, o planejamento da Operação Veraneio 2013/2014, cujo lançamento oficial será na próxima quarta-feira, dia 11. Na ocasião, o secretário César Augusto Grubba detalhou as novidades da maior operação policial, planejada e executada pelo Estado, por meio das suas forças de segurança.

A SSP projeta um investimento de R$ 26 milhões, recursos que serão usados no pagamento de diárias para os policiais transferidos de sua base para o litoral, para contratação dos guardas vidas civis e a alimentação. Nesta temporada, serão empregados 8.452 profissionais da segurança pública. A Operação Veraneio será concluída em 15 de março de 2014.

Dentre as novidades está a ampliação dos serviços do Corpo de Bombeiros Militar, que passará a atuar em 33 cidades, com 153 áreas protegidas e 312 locais de salvamentos, números superiores aos da Operação do ano passado.  O secretário também anunciou reforço nos efetivos policiais, e o acréscimo de 12 dias no calendário geral, em função do Carnaval, que no ano que vem vai de 28 de fevereiro a 4 de março.

A nova estrutura só foi possível em função dos investimentos do governo do Estado na SSP. O Corpo de Bombeiros Militar, por exemplo, recebeu investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões previstos no programa Pacto da Segurança. Foi o maior aporte de investimentos no Corpo de Bombeiros Militar das últimas três décadas.

Polícia Militar e Polícia Civil também receberam investimentos em equipamentos e de pessoal. Segundo o secretário, desde 2011 foram realizados concursos públicos e incluídos nas corporações mais de 4,3 mil novos profissionais de segurança. Na PM será mobilizado um efetivo de 4.973 policiais militares mais equipamentos de ponta como 50 embarcações, dois helicópteros, dois aviões e 1.010 viaturas além de 20 quadriciclos, 17 bases comunitárias móveis e sete veículos individuais elétricos.

A Polícia Civil irá atuar com um efetivo de 1979 policiais e destacará 120 profissionais, com fluência em inglês e espanhol, para atendimento às ocorrências envolvendo estrangeiros.

Os cônsules ficaram satisfeitos com a nova estrutura da Operação Veraneio e apresentaram sugestões para interagir com os organismos de segurança. “Nossa proposta é manter esta parceria com a SSP, muito útil para garantir um bom atendimento ao turista estrangeiro”, disse o cônsul do Uruguai, Gerardo Libraudi.

O encontro teve ainda a presença do secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky, e representantes da Santur, Exército, Marinha, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Infraero.

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários