Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

SES e municípios firmam acordo para reduzir tempo de espera por cirurgias

Publicado em 10/05/2018 Editoria: Saúde Comente!


Foto: Paulo Goeth - SES

Foto: Paulo Goeth - SES

Um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os municípios da Grande Florianópolis auxiliará na redução do tempo de espera por cirurgias. A proposta faz parte do compromisso do Governo do Estado em fortalecer a regionalização da Saúde e foi apresentada pelo secretário Acélio Casagrande na noite de terça-feira (8), durante a segunda reunião com representantes de unidades hospitalares e dos municípios da região.

O objetivo é ceder profissionais da SES para realização de cirurgias na região em troca de espaço físico nas unidades. “Temos profissionais, mas muitas vezes enfrentamos dificuldades com a nossa capacidade instalada”, afirmou o secretário. “Com essa parceria, cedemos médicos para que eles operem em hospitais da região. Vamos fazer procedimentos em troca de espaços físicos. Com isso eliminamos as filas de espera”, destacou Casagrande.

Saber usar os espaços

O termo de cooperação técnica foi entregue aos representantes dos municípios para que os últimos detalhes fossem ajustados. No primeiro momento, segundo o secretário, poderão ser feitas cirurgias nas áreas de oftalmologia, urologia, ortopedia e cirurgia geral. Os recursos recebidos dos SUS para os procedimentos serão repassados às unidades. “Se soubermos utilizar os espaços existentes não precisaremos construir novos hospitais. Entendo que essa é uma nova proposta para descentralização dos procedimentos cirúrgicos”, complementou Casagrande.

O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, defendeu a cooperação e destacou que a questão de falta de profissionais é um dos grandes problemas dos hospitais da região. “Os municípios não podem inflar a folha com pessoal e essa solução para utilizarmos as salas de cirurgia é ótima. Podemos reduzir tempo de espera para pacientes sem precisar gastar com unidades físicas”, disse Wollinger.

Regionalização

Outro ponto debatido no encontro foi a realização de ajustes para que os hospitais da região absorvam parte do atendimento de baixa e média complexidade, reduzindo assim o tempo de espera no Hospital Celso Ramos (HCR) na Capital e no Hospital Regional de São José (HRSJ).

A superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Karin Geller, apresentou um relatório demonstrando que desde a reunião realizada no dia 6 de abril, 23 pacientes foram transferidos. Ela acredita que o número deva aumentar nas próximas semanas. Um grupo de trabalho irá se reunir para discutir a questão vocacional, definindo assim quais especialidades as unidades hospitalares da região deverão atender.

O secretário Casagrande destacou os avanços obtidos após a primeira reunião, realizada no início de abril, e reforçou o compromisso do Governo do Estado na área da Saúde, reduzindo filas e fortalecendo a regionalização do atendimento. Um novo encontro de avaliação foi marcado para o dia 3 de julho.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários