Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeita e vereadores de São José solicitam melhorias para BR101 e contorno viário da Grande Florianópolis

Publicado em 10/05/2018 Editoria: São José Comente!


Entrega de ofícios à ANTT / Foto: Divulgação

Entrega de ofícios à ANTT / Foto: Divulgação

Na capital federal, Brasília, em reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres nessa quarta-feira (9), a prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) e os vereadores de São José Nardi Arruda (PSD) e Michel Schlemper (MDB), representando o legislativo josefense, solicitaram uma série de melhorias para a mobilidade urbana da cidade. "Explanamos sobre as demandas necessárias para São José no Fórum Parlamentar Catarinense, a exemplo de melhorias na BR101 e contorno viário da Grande Florianópolis, uma vez que o município está sofrendo com congestionamentos e muitos acidentes. Situação que prejudica a qualidade de vida e também a economia da cidade", elencou o vereador Nardi Arruda.

BR101

Em relação à BR101, os vereadores pediram apoio para viabilizar:

1)  a terceira pista da BR101 sentido norte, desde o limite do município de São José com Palhoça até o Rio Três Henriques, em Areias.
2)  a continuidade da marginal da BR101, do trecho do Kobrasol até o Shopping Itaguaçu, passando sob a Via Expressa;
3)  ampliação do viaduto Kobrasol-Roçado;
4)  construção de elevados a partir de uma pista das marginais em todas os viadutos da rodovia;
5)  realocação da passarela da Rua Docilício Luz (bairro São Luiz) para a Francisco Pedro Cunha (bairro Kobrasol); 
6)  melhoria do trevo de Barreiros com instalação de um possível semáforo ou lombada eletrônica na Rua Cândido Amaro Damásio.

Contorno Viário

Para o contorno viário da Grande Florianópolis, os representantes do legislativo josefense solicitaram:

1) melhoria da passagem da futura alça de contorno, localizada na Rua Luiz Carolino Pereira, em função da passagem contar com apenas duas vias que interligam toda a região oeste de São José;
2) aumento do raio das rótulas da SC 281; e
3) retirada do aterro sob a ponte do Rio Maruim, no bairro Colônia Santana, já que o aterro funcionará como barragem para as águas da chuva, impedindo o escoamento da água e contribuindo para alagamentos em caso de elevada precipitação pluviométrica.

Presenças

A reunião do Fórum Parlamentar Catarinense foi conduzida pelo Diretor da ANTT, Sergio Lobo, representando o presidente da Agência. Além da prefeita e dos vereadores josefenses, participaram: o senador Dário Berger; os deputados federais Esperidião Amin, Jorginho Mello e César Souza; vereador de Palhoça Nirdo Artur da Luz (Pitanta); e da concessionária Arteris, o Diretor de Gestão e Desenvolvimento de Concessões, Linomar Barros Deroldo, e o Gerente de Projetos, Wallace Vargas Roque.

Encaminhamentos

Ao final da reunião, os vereadores Nardi Arruda e Michel Schlemper entregaram os ofícios da Câmara de São José, solicitando essas melhorias nessas duas rodovias federais.

Em 30 dias, uma nova reunião deverá ser realizada, a princípio na prefeitura de São José, para que os representantes da ANTT e Arteris apresentem as respostas aos pleitos.

Agenda cheia em Brasília

Os vereadores estiveram em Brasília na terça (8) e na quarta-feira (9), expondo as demandas dos 19 vereadores e da população de São José.

Na terça-feira (9), estiveram em reunião com o senador Dário Berger, quando explanaram sobre as propostas levadas a Brasília e também em audiência com o Ministro do Turismo para solicitar investimentos para construção de quatro portais de entrada e saída do município, localizados na Beira-Mar de São José, na Avenida Presidente Kennedy, na Avenida Leoberto Leal e na BR-101 (limite com o município de Palhoça).

Ainda na quarta-feira, estiveram em reunião com o Secretário Nacional da Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, Coronel Newton Ramlow, para conhecer os trâmites para garantir recursos federais para ações de prevenção a desastres. Assim que retornarem a São José, Nardi Arruda e Michel Schlemper farão indicação conjunta ao executivo municipal para elaboração do plano de trabalho, primeiro passo para requerer esses recursos federais.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários