Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Polyphonia Khoros apresenta “Concertos Hispânicos” com entrada franca

Publicado em 08/05/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois do espetáculo Oratório "The Crucifixion", gratuito, na Catedral de Florianópolis, a Polyphonia Khoros leva para o palco do Teatro Ademir Rosa, no CIC, Concertos Hispânicos, incluindo poemas de Federico García Lorca. A apresentação ocorre nesta quinta-feira, dia 10 de maio, a partir das 20h30, também com entrada franca, e é mais um presente da Orcali para a comunidade catarinense nos seus 50 anos de história.

Concertos Hispânicos é um projeto idealizado em conjunto pelo prestigioso grupo vocal Polyphonia Khoros, sob regência e coordenação da Maestrina Mércia Mafra Ferreira, do Maestro Per Ekedahl e do multi-instrumentista e compositor Marcos Pablo Dalmacio. A ideia é oferecer ao público um diálogo vocal/instrumental atravessando diversas épocas e estilos musicais com o fio condutor da temática espanhola.

A plateia vai prestigiar os sucessos da música do século XVI ao século XX para coro a capella, peças para violão solo e coro e violão. Essa interação da expressão tanto vocal quanto instrumental, vai fazer do concerto algo pouco frequente nas salas de concerto do Brasil, pela escolha de repertório. Uma alternância interessante será oferecida pelos músicos na seção dedicada ao classicismo, onde serão interpretadas obras de Fernando Sor, um compositor espanhol bem conhecido dos violonistas, de passagem obrigatória para a formação instrumental; mas o que poucos sabem é que ele também escreveu algumas obras corais de grande beleza, e o Polyphonia Khoros apresentará o moteto &39;O Crux&39;.

O momento culminante do Concerto Hispânico será a parte final, onde violão e coro se unirão para a interpretação de uma obra prima de Mario Castelnuovo-Tedesco, o Romancero Gitano, baseado em 7 poemas do grande poeta espanhol Federico García Lorca. Cada parte desta obra de cerca de 20 minutos de duração é altamente idiossincrática, cheia de surpresas sem perder nunca o lirismo musical que sublinha as inspiradas palavras do poeta.

O concerto vai transitar desde a reflexão interior proposta pela música renascentista até a voluptuosidade mediterrânea do Romancero Gitano, com o objetivo de contribuir com a formação através da música, e não utilizando esta, como simples entretenimento.

O espetáculo gratuito tem patrocínio da Orcali, por meio da Lei de incentivo à Cultura, apoio da Fundação Catarinense de Cultura e realização do Ministério da Cultura. O próximo, também em comemoração aos 50 anos da Orcali, será no dia 22 de julho, no Teatro Álvaro de Carvalho –TAC, com o Projeto Artes na Escola.

 

Serviço

O quê? Concertos Hispânicos, com a Polyphonia Khoros
Quando: 10 de maio, a partir das 20h30
Onde: Teatro do CIC
Quanto: Gratuito

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários