Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Lançado aviso de licitação para obras de acesso ao Sul da Ilha e ao novo terminal do aeroporto de Florianópolis

Publicado em 07/05/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto arquivo: Marcius Furtado  / Secom

Foto arquivo: Marcius Furtado / Secom

Foi lançado nesta sexta-feira (4), o aviso de licitação de concorrência para pavimentação asfáltica, drenagem, obras de arte corrente, sinalização, obras complementares e meio ambiente da SC-401, lote 1-B. O secretário de Estado da Infraestrutura, Paulo França, informou que aviso será publicado no Diário Oficial na próxima segunda-feira (7). As empresas têm 30 dias, até 7 de junho, para apresentar propostas.

Este é o último trecho de 1,4 km, que prevê a execução dos trabalhos no Lote 1-B, que liga o Viaduto do Carianos até o Rio Fazendinha. A obra está sendo licitada depois de receber a licença do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com condicionantes apresentadas pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio). 

Mobilidade

As obras de implantação, pavimentação e duplicação do novo acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina e ao novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz começaram em 13 de agosto de 2015 e contam com um investimento aproximado de R$ 229,1 milhões. Essencial para a operação do novo terminal do aeroporto de Florianópolis, a conclusão irá beneficiar todo o tráfego no Sul da Ilha e da cidade. 

“Esta é uma obra fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico do Estado, vamos acelerar o ritmo de trabalho para entregar o acesso pronto o quanto antes”, salientou o governador Eduardo Pinho Moreira.

De acordo com o secretário da Infraestrutura, a estimativa é de que 60% do tráfego do Sul da Ilha irá utilizar este novo acesso, desafogando vias atualmente congestionadas, o que irá resultar em melhoria para a mobilidade urbana e condições para ampliação do turismo.

Lotes

Lote 02- A

Com extensão de 3,78 quilômetros o trecho que vai do Rio Fazendinha até a entrada do novo terminal está totalmente concluído. O Governo do Estado pretende liberar o trecho para facilitar o transporte de materiais para a construção do novo terminal.

Lote 01-A

Começa na interseção da SC-405 (Trevo da Seta) e vai até o acesso ao Bairro Carianos (Estádio da Ressacada). Este lote está em plena execução: 90,10% da terraplenagem e 88,40% da pavimentação já estão concluídas. As obras complementares neste trecho também estão dentro do cronograma previsto, com a restauração e prolongamento da ponte existente sobre o Rio Tavares.

Também neste trecho, está sendo construído o Viaduto de Carianos, obra iniciada em janeiro de 2015, a um custo de R$ 4.928.124,17. Estão em execução os serviços de cravação de estacas, vigas longarinas, pré-lages e blocos de fundação. De acordo com as últimas medições, a obra está com mais de 67% do cronograma executado.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários