Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Aulas de zumba são oferecidas gratuitamente em São José

Publicado em 03/12/2013 Editoria: São José Comente!


foto: Glaicon Covre - Secom/PMSJ

foto: Glaicon Covre - Secom/PMSJ

Se você não gosta de academia, mas tem vontade de fazer algum tipo de exercício físico, que tal experimentar uma aula de zumba? As aulas de zumba são divertidas e o exercício é feito enquanto se dança. Segundo a professora de zumba Cristiane Warmling dos Santos, durante uma aula é possível queimar de 700 a mil calorias. “Os benefícios de uma aula de zumba são físicos e psicológicos. Mexe com a coordenação motora, com as articulações e previne e alivia dores, além de fazer a pessoa se sentir bem”, garante.

A professora Cristiane explica que a zumba é uma modalidade que mistura dança com ginástica. São ritmos latinos como salsa, merengue, cumbia e reggeeton misturados com exercícios fitness. Na dança também podem ser incluídos ritmos como tango e dança do ventre. “A gente ensina o aluno a dançar no ritmo da música”, aponta.

Em São José, é possível fazer aulas de Zumba gratuitamente no projeto Esporte Social, que é uma extensão do Projeto Exercite-se, da Prefeitura de São José em parceria com a Fundação Municipal de Esportes e Lazer. Segundo Cristiane, cerca de 40 alunas participam de cada aula, que acontecem de segundas, terças e quartas, às 19h30min, na Praia Comprida, em São José.

A superintendente da Fundação Municipal de Esporte e Lazer, Andrea Grando, afirma que o objetivo é incentivar as pessoas a praticarem exercícios.  “Queremos acordar as pessoas para o exercício”, completa Cristiane. A professora conta que algumas alunas usam as aulas como uma forma de diversão.

“Tem gente que vem só para se divertir, se conhecer e interagir, fazer amigos”, revela. A aluna Ana Cristina Lauth, de 29 anos, conta que parou de fumar há cinco meses e diz que as aulas de zumba são importantes para a saúde. “As aulas ajudam a eliminar as toxinas. É muito bom”, destaca.

Para Dulce Warmling, 59 anos, que frequenta as aulas desde o início do projeto, as aulas de zumba são ótimas. “O ritmo da dança é muito bom. Mexe com tudo”. Socorro Souza, de 63 anos, estava participando da sua segunda aula e estava bem animada. “Estou amando. A gente faz alongamento, relaxamento, musculação. Faz tudo na aula”, conta empolgada.  A filha de Socorro, Patrícia Souza, de 37 anos, acompanha a mãe nas aulas e garante. “É uma aula gostosa. No final da aula eu estou acabada, mas é muito bom”.

Para quem tem interesse em participar das aulas de zumba, basta ir até o local onde são elas são realizadas (Rua Gentil Sandin, n°59, Praia Comprida) e preencher um cadastro. A professora vai conversar com os novos alunos para saber o que eles pretendem com as aulas e para verificar se existe algum problema de saúde ou limitações que possam impedir a pessoa de praticar. “A maioria das pessoas vem com o objetivo de cuidar da saúde”, explica Cristiane.

A professora também explica que é o aluno que dá o ritmo da aula, podendo ser de muita intensidade ou baixa intensidade, dependendo das condições físicas de cada um. As aulas ainda acontecem durante o mês de dezembro. Em janeiro, haverá uma pausa para as férias, mas as atividades serão retomadas em fevereiro.o das fotos encaminhadas

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários