Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de São José lança edital para voluntários do programa Mais Alfabetização

Publicado em 04/05/2018 Editoria: São José Comente!


Foto: Divulgação Secom/PMSJ

Foto: Divulgação Secom/PMSJ

A prefeitura de São José abriu as inscrições do processo seletivo público simplificado para a seleção de voluntários na área da Educação para assistentes do programa Mais Alfabetização. Instituído pela Portaria nº 142, fevereiro de 2018 do Ministério da Educação (MEC), os interessados devem preencher uma ficha de cadastro com cópias da documentação para ser entregue na Casa do Educador, localizada no bairro Praia Comprida, nos dias 7 e 8 de maio, das 8h até às 12h e das 13h30min até às 17h.

O programa Mais Alfabetização, desenvolvido pelo MEC, tem o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades de ensino do Brasil no processo de alfabetização para a prevenção ao abandono e distorção escolar, quando o aluno está em uma turma fora do ano correspondente à sua idade. Com foco na leitura, escrita e matemática a Secretaria Municipal de Educação, responsável por executar a Portaria nº 142 em São José, inicia o processo de seleção para voluntários que atuarão como assistentes no acompanhamento pedagógico dos alunos do 1º ano e 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. 

Para concorrer a uma das seis vagas disponíveis para Assistentes de Alfabetização do programa, os interessados devem preencher a ficha de inscrição que está no edital Nº 001/18, disponível no site da prefeitura - www.saojose.sc.gov.br. Além da ficha, os concorrentes devem apresentar os documentos originais, com cópias, da Carteira de Identidade (frente e verso) e CPF; Comprovante de residência; Diploma de conclusão de ensino superior em licenciatura (para candidatos graduados em Pedagogia ou em outra licenciatura); ou Certificado de conclusão de ensino médio Magistério; ou ainda a Certidão de frequência em curso superior de licenciatura, para quem ainda não concluiu a graduação.

A seleção dos candidatos ocorrerá por meio de pontuação, como descrito no edital. Desta forma, quem possuir diploma de licenciatura em Pedagogia ou em outra licenciatura, recebe quatro pontos; quem tem o certificado de conclusão de Magistério e cursando Pedagogia, três pontos. Já quem possui o certificado de conclusão de nível médio Magistério, dois pontos, e cursando pedagogia ou curso de licenciatura, um ponto. 

O resultado dos selecionados e a homologação será divulgada no site da Prefeitura de São José e no Diário Oficial dos Municípios (DOM), por ordem de classificação, a partir das 10h do dia 10 de maio. A escolha de vagas será realizada no dia 11 de maio, às 9h, na Casa do Educador, localizada no bairro Praia Comprida.

A carga horária mínima será de 15 horas semanais distribuídas em quatro dias em cada turma, ou 20 horas semanais distribuídas em cinco dias para cada turma de 1º ano e de 2º ano do ensino fundamental. O voluntário receberá uma bolsa para o auxílio alimentação e transporte, sendo que dará apoio ao professor alfabetizador nas atividades desenvolvidas com os alunos.

Os candidatos classificados irão assinar o Termo de Compromisso para prestação das atividades de Assistentes de Alfabetização durante cinco meses, de acordo com o MEC, e vão atuar nos Centros Educacionais Municipais (CEMs) Vila Formosa, localizado em Forquilhas; CEM Morar Bem, localizado no bairro Serraria; CEM Renascer, bairro Ipiranga; Jardim Solemar, no bairro Jardim Cidade de Florianópolis e Antônio Francisco Machado, em Forquilhinha.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São José

Comentários