A prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, retoma a coleta de resíduos volumosos na próxima segunda-feira (7), pelos bairros da área continental da Capital. Monte Cristo, Promorar I e II, Chico Mendes, Novo Horizonte e Santa Terezinha serão os primeiros a receber o serviço.
Até 17 de dezembro, serão atendidos 70 bairros e balneários com o recolhimento de volumosos de porta em porta e 10 bairros com pontos de entrega voluntária (PEVs). Em 2017, foram recolhidas 1,5 mil toneladas de entulho, madeira, metal, pneus, podas, eletrodomésticos.
O serviço é oferecido pela Comcap, nos dias agendados, para que o usuário encaminhe de forma adequada resíduos volumosos que não podem ser dispostos nas coletas convencional e seletiva.
- No dia da coleta, colocar resíduos em local acessível até às 7h.
- Volume de um metro cúbico por domicílio.
- Não colocar resíduos domiciliares (rejeito, orgânicos e nem recicláveis secos).
- Fora dessa programação, levar aos Ecopontos ou contratar serviço pago.
“Essa é uma oportunidade para descartar de forma correta, sem custos adicionais, os resíduos volumosos”, orienta o presidente da Comcap, Carlos Alberto Martins. Ele lembra que é proibido descartar lixo e entulho na rua pelo Código de Posturas Municipal, Lei 1.224, de 1974, e que jogar resíduos em áreas clandestinas é crime ambiental e inafiançável, passível de pena de reclusão, de um a cinco anos, pela Lei Federal 9.605.
Mais eficiência
A Comcap tem sido obrigada a investir mais de R$ 1 milhão por ano para tentar manter limpos os quase 200 pontos de descarte irregular existentes na cidade. Esse ano, além de intensificar a fiscalização, antecipa Carlão Martins, a prefeitura vai deflagrar uma campanha de comunicação para melhorar as práticas e, com isso, reduzir custos de coleta e limpeza urbana.
“A Comcap tem sido eficaz ao limpar a cidade, mas queremos que se torne também eficiente. Não se pode mais fazer a coleta a qualquer custo. Temos de, além de fazer as coisas certas, passar a fazê-las da maneira certa, com melhores resultados e menores custos, entendendo o que a cidade está disposta a pagar”, afirma Carlão Martins.
Agenda do mês de maio
7 (segunda-feira) - Monte Cristo, Promorar I e II, Chico Mendes, Novo Horizonte e Santa Terezinha
14 (segunda-feira) - Jardim Atlântico e Sapé
21 (segunda-feira) – Estreito e Bairro de Fátima
23 (quarta-feira) - Balneário do Estreito
28 (segunda-feira) – Coloninha
O que será recolhido?
- Latas
- Pneus
- Móveis
- Madeiras (organizar em monte separado dos outros materiais)
- Podas de árvores (cortar e amarrar)
- Eletrodomésticos
- Restos de material de construção (em pequenas quantidades e ensacados)
Mais informações em: https://goo.gl/Hv7Hbr
› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF