Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Floripa Tap 2018 apresenta espetáculo inédito no Brasil na véspera do feriado

Publicado em 27/04/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Festival que fomentou o sapateado no sul do país, o Floripa Tap é a atração nos palcos do feriadão na Capital. De 27 de abril a 1º de maio acontece a 9ª edição, com a maior parte da programação gratuita em Jurerê Internacional, um programa ideal para toda a família.

Na segunda-feira (30), véspera de feriado, o destaque da programação fica por conta do "B.r.U.s", com exibição aberta ao público, no Jurerê Open Shopping, às 20h. Dirigido pela coreógrafa e sapateadora paulista Chris Matallo e pelo sapateador e musicista norte-americano Jim Hamilton, o espetáculo foi montado em solo americano, estreando em março na Filadélfia, e chegou a São Paulo na mesma semana do festival catarinense. A apresentação tem uma hora de duração e mostra os dançarinos em coreografias nas quais sapateiam ao mesmo tempo em que tocam diversos instrumentos da música brasileira.

O "B.r.U.s" promove uma conexão entre o estilo americano de sapatear e a sonoridade de diversos instrumentos da música brasileira, como percussão, saxofone, sax tenor, cajon e pandeiro, com a dupla de sapateadores revezando os instrumentos enquanto dançam. Sua proposta é que o instrumento musical, nas mãos do sapateador, vire uma extensão do seu corpo enquanto ele dança. "Em nossa pesquisa, desenvolvemos uma técnica onde corpo produz som também, junto com o instrumento, com sintonia entre os sapateadores no palco", explica Chris.

Na programação do final de semana o Festival apresenta a Noite de Gala no sábado (28), às 20h30, no CIC, com performances especiais dos sapateadores internacionais convidados, nomes do sapateado brasileiro reconhecidos mundialmente e dos grupos selecionados em todo o Brasil. As apresentações contarão com trilha sonora ao vivo pelos músicos Luiz Gustavo Zago (piano), Fábio Carlesso (baixo) e Rodrigo Paiva (bateria). A grande estreia nos palcos daqui será do sapateador nova-iorquino Nicholas Van Young. Musicista, ele também toca bateria e vem apresentar seu trabalho que une diferentes tecnologias e sapateado.

E no domingo (29), destaque para o espetáculo "Recriando Linguagens", da Cia Trupe Toe, no palco de Jurerê, às 19h. Com direção geral de Marina Coura, coreógrafa e idealizadora do Festival, e direção musical de Leandro Fortes, a apresentação aborda as raízes da música popular brasileira e a conexão rítmica do sapateado, estimulando um diálogo de tradições e culturas. Com cenas embaladas por samba, maracatu, bossa nova, samba de partido alto, choro e baião, "Recriando Linguagens" traz o sapateado assumindo posição sonora junto à música e proporcionando a conversa entre culturas, tradições e o que é popular.

Os ingressos para a Noite de Gala do festival estão à venda pelo site Blueticket e na bilheteria do CIC. Os valores normais são R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia entrada). Confira a programação completa do Floripa Tap no site www.floripatap.com.br, lembrando que todas as atividades ao ar livre vão ocorrer mesmo com chuva, pois a estrutura no local terá tendas cobertas para garantir o conforto do público.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários