Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Dez municípios do estado recebem novos profissionais do programa Mais Médicos

Publicado em 27/04/2018 Editoria: Esportes Comente!


Dez municípios de Santa Catarina irão receber novos profissionais dentro do Programa Mais Médicos a partir da próxima semana. Os médicos intercambistas (brasileiros formados no exterior) foram recepcionados nessa quinta-feira (26), pela Comissão Estadual do Programa Mais Médicos de Santa Catarina, durante evento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde. Eles já começam a trabalhar na próxima quarta-feira (2) de maio.

Agrolândia, Balneário Arroio do Silva, Balneário Camboriú, Gaspar, Laurentino, Joinville, Lontras, Modelo, Painel e Princesa foram os municípios contemplados. Essa medida tem o objetivo de reposição, já que o período máximo de permanência dos médicos do programa é de três anos.

O coordenador da comissão do Programa Mais Médicos de Santa Catarina, Paulo Orsini, explicou que os dez médicos já passaram por um período de treinamento de 30 dias em Brasília e que a recepção realizada em Florianópolis serve para traçar um panorama da saúde no Estado. “Para se ter uma ideia da dimensão e importância do programa para Santa Catarina, cerca de 1/3 dos 1,8 mil profissionais que atuam em Saúde da Família são do Mais Médicos”, destacou. “Nosso Estado tem a maior cobertura em atenção básica entre todos os estados brasileiros”.

No total, 539 profissionais médicos do programa atuam em 209 municípios catarinenses: 156 brasileiros graduados no país, 137 brasileiros graduados no exterior e 246 médicos cubanos cooperados.

“Essa posição de Santa Catarina em relação à atenção básica é que nos deixa motivados para iniciar o trabalho”, afirma o médico Ivo Santin, formado no Paraguai e que irá assumir uma vaga na cidade de Modelo, localizada na região Oeste do Estado. “Prestei o Revalida e já passei. Agora meu objetivo é aproveitar ao máximo essa oportunidade”.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários