Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Qualidade do ar na área portuária de Imbituba é monitorado

Publicado em 24/04/2018 Editoria: Esportes Comente!


A SCPar Porto de Imbituba está realizando esta semana a inspeção trimestral  da qualidade do ar na área portuária. Nos próximos cinco dias, uma equipe de controle ambiental fará a coleta de partículas em suspensão e inaláveis em três pontos estratégicos: a Portaria 1, de acesso a pedestres e veículos leves; a área de balanças e o Berço 3. Os locais foram definidos conjuntamente pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a Autoridade Portuária. 

As amostras são captadas com a utilização de amostradores de gases e poeiras, que consiste basicamente em aspiradores de ar, que retêm as partículas em suspensão. Os filtros desses equipamentos são trocados a cada 24h. Ao final da semana, todo o material coletado será levado para análise quantitativa e, caso haja necessidade, qualitativa. O objetivo do Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar é acompanhar a eficiência das medidas de controle da poluição, bem como fornecer parâmetros para planejamento de futuros planos de ação. 

Esse trabalho é desenvolvido com base no Plano de Controle Ambiental (PCA) da SCPar Porto de Imbituba, formado por 19 programas de monitoramento de diversos aspectos ambientais ligados às atividades portuárias, como a qualidade das águas e dos sedimentos, os níveis de ruído, as condições hidrodinâmicas e coleta de resíduos. 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários