Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Trabalhadores da Comcap decidem paralisar serviço de coleta de lixo

Publicado em 18/04/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Divulgacão PMF

Foto: Divulgacão PMF

Durante assembleia na manhã desta quarta-feira (18), trabalhadores da Comcap decidiram suspender os serviços de coleta de resíduos e limpeza urbana por 24 horas, ou seja, até a manhã de quinta-feira (19).

A direção da autarquia recomenda que o usuário mantenha os resíduos no depósito temporário do domicílio até que os serviços sejam retomados.

A paralisação da Comcap ocorre por causa do projeto de lei 17.484/2018 mais conhecido como “Creche e Saúde Já", que permite a contratação de Organizações Sociais para gestão de diversos setores municipais, como creches e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Continente.

A proposta enviada pelo executivo municipal no dia 6 de abril, tramitava em regime de urgência, ou seja, tinha até 45 dias para ser votada em Plenário. Com a aprovação do novo caráter de “urgente urgentíssima” por meio de requerimento apresentado por 16 vereadores na Câmara, ela começa a ser discutida na sessão de hoje e pode ser votada na sexta-feira (20) em sessão extraordinária.

Em comunicado, a prefeitura de Florianópolis informou que com o prosseguimento da greve da Comcap nesta quinta-feira (19), o município inicia o processo de contratação de empresa para recolhimento do lixo em Florianópolis.

Além disso, a prefeitura irá se apoiar na decisão judicial do desembargador Helio do Vale Pereira e cobrará do sindicato e dos servidores municipais os custos da empresa de recolhimento.

Apoio

Organizações e sindicatos declararam apoio à greve dos servidores públicos de Florianópolis, como a Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Diretório Central de Estudantes, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina (CRF-SC), o Sindicato dos Odontologistas de Santa Catarina (SOESC) e também o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de São José (Sintram SJ). 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis manifestou apoio ao projeto apresentado pela prefeitura e também auxílio na manutenção de serviços que possam ser interrompidos na cidade por causa da greve, como a coleta de lixo. Na época, eles anunciaram que disponibilizariam contentores de lixo nas ruas da cidade.

Notícia atualizada às 11h40min. 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários