Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto das Os’s começa a ser discutido nesta quarta-feira

Publicado em 17/04/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Servidores fazem manifestação pacífica em frente à Câmara Municipal de Florianópolis / Foto: Sintrasem

Servidores fazem manifestação pacífica em frente à Câmara Municipal de Florianópolis / Foto: Sintrasem

O vereador Roberto Katumi (PSD), líder do governo na Casa, apresentou um requerimento assinado por 16 parlamentares, que muda o regime de tramitação do projeto de lei 17.484/2018, mais conhecido como “Creche e Saúde e Já”.

A proposta enviada pelo executivo municipal no dia 6 de abril, tramitava em regime de urgência, ou seja, tinha até 45 dias para ser votada em Plenário. O novo caráter é de “urgente urgentíssima”, dessa forma ele começa a ser discutido na sessão desta quarta-feira (18) e pode ser votado na sexta-feira (20) em sessão extraordinária.

Os vereadores Afrânio Boppré (Psol) e Lela (PDT) também haviam protocolado dois requerimentos na sessão de segunda-feira (16) para realizar audiências públicas para discutir com a população o projeto das OS’s, mas eles foram rejeitados.  

Assinaram o requerimento mudando o caráter de tramitação, os parlamentares:

- Bruno Souza
- Claudinei Marques
- Dalmo Meneses
- Edinon Manoel da Rosa – Dinho
- Erádio Manoel Gonçalves
- Fábio Braga
- Gabriel Meurer (Gabrielzinho)
- Gui Pereira
- Jeferson Backer
- João Luiz da Silveira (da Bega)
- Maria da Graça
- Miltinho Barcelos
- Noemi Leal
- Renato Gecker
- Roberto Katumi
- Tiago Silva

O desembargador Hélio do Vale Pereira ampliou a liminar concedida ao executivo municipal nesta terça-feira (17) e determinou que “todos (todos!) os serviços de educação e de saúde sejam restabelecidos”. Além disso, ele também deu margem para que a prefeitura começasse a efetuar desconto na folha de pagamento dos servidores em greve, o que deve ser feito a partir desta quarta-feira (18).

O Ministério Público de Santa Catarina e o Minsitério Público de Contas de Santa Catarina fizeram uma recomendação conjunta, na segunda-feira (16), à prefeitura da Capital, solicitando a retirada do projeto de lei. Caso o projeto permanecesse em tramitação, os órgãos pediram que, em até 30 dias, a prefeitura apresente a documentação respectiva ou indique o site em que ela estará disponível para consulta.

Apoio

Organizações e sindicatos declararam apoio à greve dos servidores públicos de Florianópolis, como a Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Diretório Central de Estudantes, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina (CRF-SC), o Sindicato dos Odontologistas de Santa Catarina (SOESC) e também o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de São José (Sintram SJ). 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis manifestou apoio ao projeto apresentado pela prefeitura e também auxílio na manutenção de serviços que possam ser interrompidos na cidade por causa da greve, como a coleta de lixo. Até o momento os servidores da Comcap ainda não aderiram à greve, uma nova assembleia está marcada para a manhã desta quarta-feira (18).

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários