Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Parceria entre Udesc e MPT-SC dará atendimento de saúde para trabalhadores da agroindústria

Publicado em 17/04/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Uma parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Ministério Público do Trabalho (MPT/SC) vai proporcionar atendimento de saúde gratuito para trabalhadores da agroindústria na Grande Florianópolis, além de possibilitar a realização de pesquisas e outras ações relacionadas com o tema.

O termo de compromisso entre as duas instituições foi assinado na tarde de segunda-feira (16), na abertura do programa de extensão Saúde do Trabalhador, realizada no Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros. 

Pelo convênio, o MPT-SC repassará R$ 1 milhão à Udesc para o desenvolvimento de ações relacionadas aos três níveis de atenção à saúde: prevenção de lesões, tratamento e reabilitação de trabalhadores. Os recursos são provenientes de multas aplicadas à empresas que descumprem normas trabalhistas.

As atividades incluem atendimentos individuais e em grupo, realizados com a participação da equipe de fisioterapeutas e de acadêmicos na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid, centro de referência na área.

Sobre o programa

O programa Saúde do Trabalhador visa ofertar um serviço de reabilitação e preparo para retorno às atividades para trabalhadores com Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) na região da Grande Florianópolis.

O programa é formado por três ações:

Reabilitação e cuidado de trabalhadores com DORT: oferece um serviço de avaliação e cuidado (tratamento fisioterapêutico e psicológico) para trabalhadores encaminhados pelas policlínicas de saúde, pela Previdência Social e pelo sistema privado de saúde;

Grupo de Autocuidado para Trabalhadores com DORT: oferece ações educativas, autocuidado e convivência para pacientes em processo de reabilitação;

Grupo de Estudos Saúde e Reabilitação de DORTs em trabalhadores: ação voltada para profissionais e acadêmicos que atuam no processo de reabilitação terapêutica e profissional de trabalhadores com DORT, com o intuito de fomentar discussões científicas e capacitações.

Autoridades

A abertura do programa reuniu representantes de instituições parceiras e da universidade, servidores e acadêmicos do centro de ensino.

Pela Udesc, estiveram presentes à mesa a pró-reitora e Ensino, Soraia Tonon da Luz, representando o reitor; o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Fábio Napoleão; o diretor-geral da Udesc Cefid, Paulo Henrique Xavier de Souza; e o coordenador do programa Saúde do Trabalhador, Sandroval Francisco Torres. O MPT/SC foi representado pelo procurador Sandro Sardá.

O diretor-geral Paulo de Souza agradeceu a confiança do MPT-SC e afirmou que a parceria é um marco para o centro de ensino, que reforça a responsabilidade de professores, técnicos e alunos envolvidos com o programa, e desejou sucesso à iniciativa.

O professor Sandroval Torres destacou que a parceria abre diversas possibilidades e ressaltou o compromisso da universidade em buscar a excelência no atendimento, ampliar a abrangência, inicialmente terapêutica, da iniciativa e "transformar a Udesc em um polo em saúde do trabalhador".

Referência em fisioterapia

O procurador Sandro Sardá declarou ser uma honra firmar parceria com a Udesc Cefid, "que é referência em fisioterapia no Estado", e que a universidade cumpre de fato sua função social com iniciativas como essa. Ele ressaltou a precariedade das condições de trabalho na agroindústria e afirmou que se trata de uma "missão belíssima e um enorme desafio".

O pró-reitor Fábio Napoleão ressaltou que o convênio marca um momento significativo não só para a Udesc, mas para as organizações e os trabalhadores envolvidos, e salientou a necessidade das instituições se irmanarem em buscar de soluções para os problemas do País.

A pró-reitora Soraia da Luz destacou que a temática abre perspectivas além do tratamento terapêutico para a universidade, como na área de pesquisa, e afirmou que a Udesc pode fazer a diferença com esse programa e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Udesc

Comentários