Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Inscrições abertas para mais de 600 vagas em cursos técnicos no IFSC

Publicado em 17/04/2018 Editoria: Geral Comente!


O IFSC está com inscrições abertas até 14 de maio para cursos técnicos gratuitos. São 494 vagas para o Ensino Médio Técnico nas cidades de Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Chapecó, Joinville e São José. Para o Campus Itajaí, além de 75 vagas para os cursos técnicos integrados, também estão abertas 120 vagas para cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio. 

O processo seletivo para os cursos é por meio de exame de classificação a ser realizado em 10 de junho, com exceção dos cursos do Campus Itajaí em que a seleção será por sorteio público. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no Portal de Inscrições.  Quem não tiver acesso a um computador com internet, pode ir a um dos Campi do IFSC, onde há telecentros disponíveis para a realização das inscrições (veja horários e endereços nos editais).  

Para os cursos em que a seleção é por meio de prova, há uma taxa de inscrição de R$ 55,00 que deve ser paga até 15 de maio.  Candidatos de baixa renda ou doadores de sangue podem solicitar a isenção do pagamento da taxa até 3 de maio no momento da inscrição. As condições estão detalhadas nos editais

Sobre os cursos 

Os cursos técnicos integrados possibilitam ao aluno fazer o Ensino Médio e um curso técnico ao mesmo tempo, reunindo os conhecimentos do Ensino Médio e as competências da Educação Profissional. Os cursos podem ter duração de três a quatro anos, ao final dos quais o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio. Para ingressar no curso Técnico Integrado, o estudante deve possuir o Ensino Fundamental completo ou concluí-lo até a data da matrícula. 

Já nos cursos técnicos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC e, ao mesmo tempo, cursa o Ensino Médio em outra instituição. Para ingressar no curso Técnico Concomitante, o estudante deve ter concluído o 1º ano/série do Ensino Médio até a data da matrícula. Os cursos técnicos subsequentes são destinados aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou que comprovarem a conclusão do Ensino Médio (ou curso equivalente) na data de matrícula. 

Apenas o Campus Itajaí está com inscrições abertas neste momento para cursos técnicos concomitantes e subsequentes por se tratar de um projeto-piloto. Nos outros Campi as inscrições para esses tipos de cursos serão realizadas de 11 de junho a 3 de julho. 

Cronograma 

Para os cursos em que a seleção é por meio de exame de classificação, a confirmação definitiva da inscrição, contendo o local onde a prova será disponibilizada em 4 de junho no Portal de Inscrições.  

A relação dos candidatos aprovados em primeira chamada será publicada no dia 9 de julho de 2018, a partir das 18h, na página de Resultados. A matrícula da primeira chamada será realizada nos dias 11, 12 e 13 de julho, diretamente no campus onde o curso é ofertado. A segunda chamada (chamadão) será divulgada no dia 18 de julho de 2018, também a partir das 18h.

Já para os cursos oferecidos no Câmpus Itajaí, a seleção ocorre por sorteio público, realizado em 16 de maio. A divulgação do resultado será no dia 18 de maio, a partir das 18h, na página de Resultados.

Cursos oferecidos 

Veja abaixo os cursos disponíveis por cidade:

Chapecó
- Técnico Integrado em Informática – 35 vagas

Florianópolis
- Técnico Integrado em Edificações – 32 vagas
- Técnico Integrado em Eletrônica – 25 vagas
- Técnico Integrado em Eletrotécnica – 54
- Técnico Integrado em Química – 32
- Técnico Integrado em Saneamento – 32

Gaspar
- Técnico Integrado em Química – 40 vagas
- Técnico Integrado em Informática – 40 vagas

Itajaí
- Técnico Integrado em Mecânica – 40 vagas
- Técnico Integrado em Recursos Pesqueiros – 35 vagas
- Técnico Concomitante em Mecânica – 40 vagas
- Técnico Concomitante em Eletroeletrônica – 40 vagas
- Técnico Subsequente em Aquicultura – 40 vagas

Jaraguá do Sul
- Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário – 35 vagas
- Técnico Integrado em Química – 35 vagas

Joinville
- Técnico Integrado em Eletroeletrônica – 35 vagas
- Técnico Integrado em Mecânica – 35 vagas

São José
- Técnico Integrado em Telecomunicações – 32
- Técnico Integrado em Refrigeração e climatização – 32

Para mais informações sobre os cursos, acesse aqui. As informações detalhadas do processo seletivo devem ser conferidas nos editais 03/DEING/2018-2: Técnicos Integrados - Exame de Classificação (vários Câmpus) e 02/DEING/2018-2: Técnicos - Câmpus Itajaí.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected].

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação do IFSC

Comentários