Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

5 alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da artrite

Publicado em 17/04/2018 Editoria: Saúde Comente!


Amora / Foto: Pixabay - banco de imagens

Amora / Foto: Pixabay - banco de imagens

A artrite acomete cerca de 80% da população mundial e uma estimativa de 15 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde. A doença manifesta-se como uma inflamação nas articulações que gera dor, inchaço e dificuldades durante a locomoção.

O incômodo originado pela artrite, com quadros de dores agudas, é extremamente intenso e chega a exigir mudanças severas na vida das pessoas. Em casos mais extremos, a patologia pode desencadear quadros de depressão nos pacientes. Felizmente, hábitos fáceis de serem aplicados no dia a dia, como a prática de exercícios físicos leves, alongamentos, banhos quentes e, principalmente, uma alimentação balanceada vêm trazendo reflexos positivos, com foco na amenização de dor e desconforto de pessoas que sofrem com o problema.

Em casos da doença nos pés e joelhos, felizmente, existem palmilhas ortopédicas projetadas a partir do desenho do arco plantar, que estimula o realinhamento dos membros inferiores. Com isso, elas ajudam na melhor distribuição das pressões absorvidas pelos pés, tornozelos e joelhos e ameniza dores e sobrecarga,  prevenindo a piora da doença nessa região.

Com foco na melhora da qualidade de vida para, o ideal é integrar alimentação saudável, exercícios físicos e utilizar produtos apropriados. Porém, a alimentação, sem sombra de dúvidas, é um dos quesitos mais importantes para que a melhora na qualidade de vida seja sustentável.  

Pensando nisso, preparamos uma lista de alimentos ricos em fibras e vitaminas que aliviam as dores nas articulações.   

Azeite de Oliva: protege a cartilagem e serve como um lubrificante;

Alimentos ricos em cálcio, magnésio e outros minerais: garantem ossos mais saudáveis. Queijo cottage, banana, espinafre, abacate, ameixa seca, grãos e derivados como a granola, gérmen de trigo e aveia estão na lista;

Amora: fruta rica em antioxidante e com alto teor de fibra;

Alimentos ricos em ômega-3: atum, salmão, sardinha, tilápia, truta, sementes de chia e linhaça, amendoim, nozes, entre outros;

Alimentos que controlam a inflamação: ricos em substâncias como ácidos graxos, vitamina C e ômega-3, como a acerola, laranja, melancia, abacaxi, gengibre, entre outros.  

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários