Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Jornalista lança nesta terça-feira seu segundo romance policial

Publicado em 16/04/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Depois da estreia em &39;As covas gêmeas&39;, lançado em 2010 pela Editora Brasiliense (São Paulo), o comissário Marlowe volta à ação em &39;A rosa no aquário&39;, segundo romance policial do jornalista Marco Antonio Zanfra, 62. O livro, publicado pela Editora Unisul, será lançado a partir das 19 horas desta terça-feira, 17 de abril, no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Se em &39;As covas...&39; Marlowe desmontava uma rede de tráfico de órgãos humanos – que simplesmente atravessou seu caminho enquanto ele procurava um garoto desaparecido – neste novo romance ele emprega toda sua energia para provar a inocência de uma ex-namorada acusada de assassinato, mas enfrenta principalmente a resistência dela em querer se livrar da culpa.

Marlowe é um policial afastado do trabalho enquanto responde a uma sindicância por provocar, supostamente bêbado, o acidente que acabou condenando à cadeira de rodas um companheiro de trabalho. Ele é perseguido pelo corregedor – que o quer longe da corporação – mas não consegue ficar distante da atividade à qual dedicou sua vida. Problemático, cínico, dependente de álcool, ele é, todavia, extremamente humano e justo.

Pai de uma criança especial não completamente assimilada por ele, Marlowe carrega a culpa por não dar à filha o amor que ela merece e por ser responsável pela condenação de seu parceiro à imobilidade.

Sobre o autor

Com 41 anos de exercício profissional recentemente completados, o jornalista Marco Antonio Zanfra passou 25 anos dentro de redações de jornais e revistas, como repórter, redator e editor. Destes, pelo menos 15 anos foram dedicados à editoria de polícia. 

Graças a essa experiência, ele criou em 2001 o &39;Manual do Repórter de Polícia&39;, que, embora não tenha sido lançado na forma de livro impresso, é um compêndio temático on-line até hoje utilizado por profissionais da área. O manual não ensina a fazer jornalismo policial, mas fornece informações técnicas da lei penal, da medicina legal, de armas e munições e da justiça criminal, entre outros assuntos. 

A partir de 2002, Zanfra passou para o "outro lado do balcão" e começou a trabalhar em assessoria. Seu debut foi na Alesc, como assessor de imprensa do deputado Ronaldo Benedet (PMDB). Depois disso, teve papel destacado como assessor de imprensa do Detran, cargo que ocupou por oito anos, e, durante três anos e meio, diretor de Apoio e Mídias da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Florianópolis, gestão César Souza Júnior. 

Além do &39;Manual do Repórter de Polícia&39;, o jornalista é autor do romance policial &39;As covas gêmeas&39;, lançado em 2010 pela Editora Brasiliense (São Paulo), que tem como personagem principal o mesmo &39;comissário Marlowe&39; que protagoniza &39;A rosa no aquário&39;, ora sendo lançado.

Nascido em São Paulo, Marco Antonio Zanfra mora há mais de 20 anos em Florianópolis, no Sul da Ilha. É casado, tem duas filhas e, por enquanto, dois netos.

 

Serviço

O quê? Coquetel de lançamento do livro &39;A rosa no aquário&39;, de Marco Antonio Zanfra
Quando: 17 de abril (terça-feira), das 19 às 21 horas
Onde: hall de entrada da Alesc, à rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, Centro, Florianópolis

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários