Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Alunos da rede municipal recebem óculos por meio de mutirão do Hospital Universitário

Publicado em 09/04/2018 Editoria: Biguaçu Comente!


Exames foram realizados no consultório móvel do HU-UFSC / Foto: Paulo Rodrigo Ferreira - DICOM PMB

Exames foram realizados no consultório móvel do HU-UFSC / Foto: Paulo Rodrigo Ferreira - DICOM PMB

Ao todo, 25 alunos da rede municipal de ensino participaram no último sábado (7) de um mutirão de consultas oftalmológicas realizado no Caminhão de Oftalmologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC). Além das consultas, os estudantes provaram e escolheram as armações e receberão gratuitamente os óculos.

A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e tem por objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

“O programa tem grande importância, pois ajuda a resolver o problema de visão das crianças na idade escolar. A criança que não enxerga não tem possibilidade de se desenvolver intelectualmente e se ela não aprende, reprova dois anos, três anos, perdendo o interesse de estudar. Dar esta oportunidade às crianças é colaborar com a construção de um futuro melhor, de um país melhor”, enfatiza o oftalmologista, Dr. Rodrigo Cavalheiro.

Através do Núcleo de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação, os alunos são observados em sala de aula e os que apresentam dificuldades são encaminhados para acompanhamento na Secretaria de Saúde do município. Após triagem, as crianças e adolescentes consultam com oftalmologistas, fazem exames e lá mesmo escolhem o modelo de óculos de sua preferência.

O programa foi implantando pelo Governo Federal há aproximadamente oito anos. Atualmente, o único Estado que o mantém é Santa Catarina, com recursos do HU/UFSC. A equipe é formada por quatro médicos, três técnicos, um enfermeiro e um auxiliar administrativo. Além dos profissionais do hospital, óticos voluntários participam da ação, mas em breve o serviço contará com profissional efetivo aprovado em concurso.

Prevenção

Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Heron Felício Pereira, o investimento em saúde primária e prevenção é importante, pois trata o problema na sua origem e reduz a possibilidade de agravamento ou desenvolvimento de outras doenças. “Este programa é fantástico. Nesta ação nós conseguimos diagnosticar o problema de visão que a criança possui e já entregamos os óculos a fim de ter uma boa resposta na escola e qualidade de vida em geral. Além do problema de falta de visão que são corrigidos apenas com o uso de óculos, podem ser diagnosticados casos mais graves e que necessitam de intervenção cirúrgica”, completou.

“Realizamos com nosso Núcleo de Educação Inclusiva da SEMED um trabalho primoroso e estamos felizes por ver tantas crianças que estavam passando por dificuldade de aprendizagem sendo beneficiadas com este programa de cunho tão importante”, destacou a secretária municipal de Educação, Kátia Roussenq Bichels.

As próximas etapas do mutirão estão sendo definidas pela Central Estadual de Regulação Ambulatorial e deverão atender todos os alunos da rede municipal de ensino que possuem a necessidade desse tipo de atendimento.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Biguaçu

Comentários