Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Veleiro ECO da UFSC participa da regata da Volvo Race Ocean

Publicado em 03/04/2018 Editoria: Geral Comente!


Foto: Heitor Pergher

Foto: Heitor Pergher

O Veleiro ECO, primeiro veleiro de expedições oceanográficas do Brasil, vai ser uma das atrações da Vila de Regata da Volvo Ocean Race, que ocorre em Itajaí de 5 de 22 de abril.

A partir de 15 de abril, das 15h às 18h, o Veleiro estará aberto para visitação. No local, parte da equipe do ECO vai apresentar aos visitantes todos os recursos da embarcação, construída para possibilitar a pesquisa embarcada e os primeiros resultados ainda em alto mar.

Os interessados em conhecer mais o Veleiro ECO podem procurar a equipe do Veleiro durante todo o evento da Volvo em um estande que ficará no 1º mezanino do Centreventos, em Itajaí. De 09 a 20 de abril, o estande receberá por dia a visitação de aproximadamente 400 alunos da rede pública e privada, além de moradores e turistas.

No estande os visitantes vão receber informações sobre o Veleiro ECO, conhecer alguns equipamentos de pesquisa utilizados em trabalhos de campo, visualizar por meio de microscópios diminutos animais marinhos e interagir com uma exposição que visa a conscientização ambiental com foco na problemática da poluição marinha.

O despejo de poluentes também é o foco do Seminário Técnico Científico "O Futuro dos Oceanos – Combate ao Lixo no Mar", que ocorre em 18 de abril, organizado pela FAMAI, ONU Meio Ambiente, MMA - Ministério do Meio Ambiente e integrantes da Volvo Ocean Race, Projeto Mares Limpos (Clean Seas), em parceria com a equipe do Veleiro ECO. O encontro é aberto ao público por meio de inscrição prévia pelo email [email protected] ou pelo telefone (47) 3348-8031.

O evento contará com nomes como o Procurador-Chefe do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), Darlan Airton Dias, a representante da ONU Meio Ambiente, Fernanda Daltro, o professor doutor da Universidade de Aveiro (Portugal), Armando da Costa Duarte, o Coordenador de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Régis Pinto Lima, entre outros.

No seminário será assinado um protocolo de intenções do Município com a campanha global "Clean Seas" (Mares limpos). A proposta realizada pela ONU Meio Ambiente alerta sobre a poluição dos oceanos, atividades poluidoras e orienta para o destino correto dos lixos. Temas que também norteiam as ações do Veleiro ECO.

O Veleiro

O Veleiro foi concebido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para o desenvolvimento de expedições científicas e pesquisas nas áreas de engenharia oceânica, meio ambiente marinho, oceanografia, biologia marinha, mudanças climáticas, entre outros. Este é o primeiro evento oficial que o Veleiro vai participar desde que sua construção foi finalizada em setembro de 2017.

Assim que sair para as primeiras expedições, o Veleiro vai cruzar a costa brasileira com um time composto por pesquisadores, professores, estudantes, velejadores e profissionais de todas as áreas do conhecimento no intuito de aprofundar as pesquisas e os conhecimentos sobre o oceano e ecossistemas brasileiros.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários