Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Consulta pública sobre novo reitor da UFSC vai para segundo turno

Publicado em 29/03/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Votação / Foto: Henrique Almeida

Votação / Foto: Henrique Almeida

Faixas, cartazes, camisetas e botons coloriram de verde, azul e laranja os ambientes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) durante todo o dia de votação em 1º turno de Consulta Pública para a escolha do novo reitor. Os candidatos Ubaldo Cesar Balthazar (52), Edson Roberto De Pieri (57) e Irineu Manoel de Souza (80) estiveram na sala dos Conselhos e no auditório da Reitoria I e acompanharam parte da chegada das primeiras urnas eletrônicas, por volta das 21 horas.

A apuração iniciou por volta das 21h30 e foi projetada em transmissão ao vivo em telão instalado no Auditório da Reitoria e retransmitido pela UFSC no Facebook. O resultado final foi anunciado pela Comissão Eleitoral da UFSC (Comeleufsc) às 23h50.

Os três candidatos tiveram votações expressivas, porém seguem para o segundo turno Irineu Manoel de Souza (80), que obteve 34% dos votos válidos, e Ubaldo Cesar Balthazar (52), que conquistou 33,6% dos votos válidos. Edson Roberto De Pieri (57) foi o terceiro colocado no pleito com 30,6% dos votos.

Foram contabilizados 78 votos em branco e 118 nulos. Compareceram às urnas 10.664 estudantes (30%), 2.216 técnicos-administrativos (70%) e 1.912 docentes (77%). Agora, os candidatos preparam-se que o segundo turno da Consulta Pública, marcada para acontecer no dia 11 de abril de 2018, quarta-feira.

Em votação no Centro Socioeconômico (CSE), Irineu declarou que a universidade deve dar um passo à frente para sair da fragilidade em que se encontra. “Nós temos certeza que a nossa proposta é a melhor para a universidade […]. Temos também uma trajetória de experiência de 44 anos e o nosso doutorado foi exatamente na gestão de universidades federais, temos a certeza que será uma gestão profissional e democrática, [para] conciliar a competência com a democracia”.

Ubaldo votou no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e reforçou a vontade de fazer com que a universidade resgate a tranquilidade e a paz. “Nós queremos que a universidade volte a ter a tranquilidade e a paz para trabalhar feliz, com autoestima, renovada, elevada, e que a gente não esqueça o que aconteceu aqui no semestre passado, consiga superar com trabalho, com vontade, com disposição”.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da UFSC

Comentários