Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Almoço para celebrar a Páscoa

Publicado em 26/03/2018 Editoria: Geral Comente!


Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em Santa Catarina a Páscoa é celebrada de formas diferentes no estado. Na pequena Pomerode, no Vale do Itajaí, considerada a cidade mais alemã do Brasil, o ponto alto da festa é a Osterbaum, ou “árvore de Páscoa”, que em 2017 entrou para o livro dos recordes e foi reconhecida como a maior Osterbaum do mundo.

A Osterbaum não é uma árvore comum. Ela é composta de cascas de ovos de galinha, pintadas de várias cores e penduradas nos galhos de uma grande nogueira. De acordo com notícia publicada no site G1, em 2017 foram mais de 82 mil cascas, que começaram a ser colhidas e decoradas logo após a Páscoa do ano anterior. Para pendurar todas as casquinhas na árvore escolhida, foram necessários seis dias de trabalho. Os galhos secos simbolizam a dor, crucificação e morte de Cristo. Já os ovos representam a alegria da nova vida e a ressurreição de Jesus.

Neste ano, em Pomerode, a 10ª festa de Páscoa começou em 1º de março e terminará em 1º de abril. O objetivo é sempre inspirar visitantes, descendentes de alemães e moradores do Estado a lembrar da data com muita emoção.

Para que as famílias possam dar um toque especial a esta celebração, preparando um almoço especial, a Isabela, marca de massas, torradas e biscoitos do Sul do País, sugere o prato para ser apreciado antes dos chocolates distribuídos no domingo: Gravata ao Molho Cremoso de Bacalhau.

 

Gravata ao Molho Cremoso de Bacalhau

Ingredientes:

Molho

- 700 ml de leite

- 700 g de bacalhau dessalgado

- 4 colheres (sopa) de azeite

- 2 dentes de alho picados

- 1 cebola grande picadinha

- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

- sal a gosto

 

Massa

- 1 embalagem de Gravatinha Isabela (500 g)

- 1 colher (sopa) de sal

 

Montagem

- 250 ml de creme de leite fresco

- 1 pitada de sal

- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

 

Modo de Preparo:

Molho

- Em uma panela coloque o leite e cozinhe o bacalhau. Coe, reserve o leite e faça lascas do bacalhau.

- Em uma frigideira grande aqueça o azeite, doure o alho e refogue a cebola. Junte a farinha de trigo, mexa rapidamente e, aos poucos, acrescente o leite reservado. Tempere com o sal e, continue mexendo, por 1 minuto. Junte o bacalhau, misture bem, desligue o fogo e reserve.

Massa

- Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente e misture ao molho. Despeje em um refratário e reserve.

Montagem

- Bata o creme de leite junto com o sal na batedeira até atingir o ponto de chantilly mole. Espalhe sobre a superfície do refratário, polvilhe o parmesão e leve ao forno médio (200º C), preaquecido, por cerca de 10 minutos ou até que esteja levemente dourado.

Dica do Chef: Acrescente temperos aromáticos ao leite, ao cozinhar o bacalhau. Use folhas de louro e grãos de pimenta-do-reino.

 

Rendimento: 8 porções

Tempo de Preparo: 50 minutos

› FONTE: Isabela

Comentários