Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Itajaí tem ações para marcar Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Publicado em 23/03/2018 Editoria: Itajai Comente!


O município de Itajaí, por meio da Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Atenção à Saúde, promove nesta sexta-feira (23) ações para sensibilizar a população no combate à tuberculose. As unidades de saúde vão orientar os pacientes sobre os cuidados com a doença e a importância do tratamento adequado. A iniciativa também marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado neste sábado (24).

Cada unidade preparou uma programação específica para a data. Durante o dia haverá distribuição de informativos, panfletagem, orientações aos pacientes na sala de espera, entre outras ações. Além disso, durante a manhã de sexta, os profissionais da rede municipal de saúde participam de uma atualização sobre tuberculose.

O objetivo do curso, organizado pelo Programa de Educação Permanente em Saúde e Gerência de IST/AIDS/HV, é capacitar os servidores frente às dificuldades encontradas no combate à tuberculose, seja no manejo clínico, no Tratamento Diretamente Observado (TDO) na Atenção Básica ou na identificação e avaliação de contatos que possam ter contraído a doença. Também será abordada a situação da tuberculose no mundo e no Brasil, o manejo da tuberculose com ênfase no fortalecimento de estratégias de prevenção e controle à doença, bem como de novos casos.

Neste ano, 91 pessoas estão fazendo tratamento contra a tuberculose em Itajaí. Em 2017, 200 pacientes foram identificados com a doença e iniciaram o tratamento. A gerente de IST/AIDS/HV, Jacqueline Koch, explica que esses dados são considerados preocupantes, pois a principal dificuldade do município é fazer com que o paciente conclua o tratamento.

“Por ser um tratamento longo, muitas pessoas acabam desistindo antes do prazo, acreditando que a doença já está curada. Isso é muito perigoso porque os bacilos acabam ficando mais resistentes aos medicamentos, dificultando a cura e aumentando o tempo de tratamento, além da doença voltar a ser transmitida para outras pessoas. Por isso, desde o ano passado estamos intensificando as ações de combate e conscientização”, pontua Jacqueline.

Tuberculose tem cura

A tuberculose é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer nos gânglios, rins, ossos, meninges e outros locais do organismo. A doença é transmitida por meio de secreções, quando o paciente tosse, fala ou espirra. A cada ano são notificados no Brasil aproximadamente 70 mil novos casos de tuberculose e ocorrem 4,6 mil mortes em decorrência da doença.

Além disso, a tuberculose tem como principais sintomas: tosse por mais de três semanas, febre, emagrecimento, cansaço, suores noturnos e falta de apetite. Apesar da gravidade, a doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente na rede pública de saúde, com duração mínima de seis meses. Após 15 dias do início da medicação, o paciente já não transmite mais a tuberculose.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itajaí

Comentários