Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Caravana “Lula pelo Brasil” chega a Florianópolis neste sábado

Publicado em 23/03/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Lula / Foto: Nelson Almeida AFP

Lula / Foto: Nelson Almeida AFP

O ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva estará com sua caravana “Lula pelo Brasil”, neste sábado (24), em Florianópolis. A concentração do “ato em defesa da democracia” está marcada para às 10h no Largo da Catedral, no Centro da cidade, o comício deve começar ao meio dia.

Além de Lula, estarão presentes a ex-presidente Dilma Rousseff, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, os deputados federais e estaduais do PT e representantes de movimentos sindicais e sociais.

Condecoração

Em maio de 2008, quando Lula ainda era presidente, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) escolheu o então chefe do executivo federal como Cidadão Honorário Catarinense. Após 10 anos, o título deve ser entregue neste sábado (24).

Em relação à condecoração, entidades empresariais da Capital emitiram uma nota de repúdio. Veja trecho da nota e quem a assina.

As entidades empresariais abaixo listadas consideram um desrespeito a todos os cidadãos do Estado a realização, no sábado (24/03), de evento para outorga do título de Cidadão Honorário Catarinense ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

ABEOC, ABES, ACIF, ACATE, ACITA, ACISAI, ACE, AMPE Metropolitana, CDL Florianópolis, CREA e Floripa Convention.  

O título de cidadão honorário é um título entregue a uma pessoa importante, por prestar favores que ajudem no desenvolvimento social local. A pessoa homenageada passa a ser conterrânea da terra natal, mesmo que não tenha nascido ou não resida no local que lhe agraciou com a honraria.

Condenação

Na noite dessa quinta-feira (22), o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou o julgamento do habeas corpus preventivo pedido pelo advogado de Lula. A sessão deverá continuar após o feriado de Páscoa, no dia 4 de abril. Até lá, a defesa conseguiu que os ministros concedessem uma liminar que impede que o ex-presidente seja preso até que o mérito do habeas corpus seja analisado.

O ex-presidente foi condenado em segunda instância em janeiro desse ano pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4), a 12 anos e 1 mês de prisão por causa do escândalo do Triplex do Guarujá. Para que ele seja preso, os recursos nesse tribunal devem ser esgotados.  De acordo com matéria publicada no portal G1, na próxima segunda-feira (26), o único recurso apresentado pela defesa de Lula ao TRF-4 será julgado. Os advogados de Lula pedem o habeas corpus afim de impedir que Lula seja preso até que se esgotem todos os recursos nas últimas instâncias.

Mobilização nas redes sociais

No Facebook, eventos foram criados a favor e também contra a vinda do ex-presidente na Capital catarinense. Um dos exemplos é o evento que pede a prisão do político, “Lula na Cadeia em Floripa!” tem 1.300 pessoas confirmadas. A concentração está marcada para às 10h, no Trapiche da Beira Mar Norte. 

A Polícia Militar estará presente no evento para evitar que possíveis confrontos ocorram.

 

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários