Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Sobe número de catarinenses endividados

Publicado em 29/11/2013 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

O cartão de crédito permanece na liderança dos agentes no endividamento catarinense

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) de outubro de 2013, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), revela que, na comparação com novembro e outubro o número de catarinenses endividados (86,6%) subiu, ficando 0,5 pontos percentuais (p. p) a menos que no mês anterior, que foi de 85,7%.

Ainda segundo o estudo, na comparação anual houve alta de 1,3 pontos percentuais, e as famílias com renda superior a 10 salários mínimos permanecem sendo as mais endividadas (88,8%), comparando com as de renda inferior a 10 salários (86%).

Em um cenário geral, o nível de endividamento das famílias aumentou, mostrando uma pequena elevação dos muito endividados (0,2 pontos percentuais), passando de 23,1% em outubro para 23,3% em novembro.

Na faixa dos mais ou menos endividados a redução foi maior, passou de 46,3% para 42,9%. Quanto aos pouco endividados, passou de 24,2% para 20,4%. Por fim, aqueles que responderam não ter dívidas desse tipo somam 13,4%, uma redução em comparação ao mês anterior.

Cartão de crédito como principal agente de dívidas

O cartão de crédito permanece na liderança dos agentes no endividamento catarinense. Pelo menos 64,7% dos entrevistados declararam usar essa forma de pagamento nas compras. Em segundo, terceiro e quarto lugar aparecem, respectivamente, os financiamentos de carros (12,1%), os financiamentos de casas (8,1%) e os carnês (6,7%).

Contas em atraso em alta

Conforme a pesquisa, a quantidade de famílias com contas em atraso apresentou alta na comparação entre outubro e novembro. De 25,5% de famílias com contas em atraso em outubro, temos em novembro 27,2.

 

 

 

› FONTE: Fecomércio SC

Comentários