Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto oferece oficinas para crianças e jovens carentes de Florianópolis

Publicado em 15/03/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


A música como oportunidade de um futuro melhor. Esse é o objetivo da Associação Cultural Marambolê que oferece oficinas de artes para crianças de comunidades carentes de Florianópolis. As aulas de percussão, violão, canto coral e teatro serão disponibilizadas para crianças e adolescentes entre 10 a 18 anos de idade. As inscrições estão abertas e assim como todo o projeto são gratuitas.

As inscrições podem ser feitas na Escola de Educação Básica América Dutra Machado, no bairro Monte Cristo, na Escola de Educação Básica Rosa Torres de Miranda, no Jardim Atlântico, e na Escola de Educação Básica Rosinha Campos, localizada no Abraão.

Cursos e oficinas

Os cursos de violão e percussão serão oferecidos para 50 crianças, especialmente das comunidades do Mont Serrat e Coloninha, em um período de 10 meses. A ênfase no ensino será a música popular, erudita e ritmos brasileiros e africanos. Ao fim do projeto, busca-se a formação de uma orquestra de cordas e uma de percussão, além do desenvolvimento das habilidades artísticas dos alunos e a geração de novas oportunidades.

A oficina de teatro é voltada para crianças e adolescentes no contraturno escolar e tem o objetivo de aprimorar o convívio social, estimular a criatividade e ampliar as qualidades profissionais e humanas dos envolvidos. Além disso, o contato com a linguagem teatral contribui para que as crianças e adolescentes percam a timidez, desenvolvam a noção de trabalho em grupo, aprendam o improviso e passem a se interessar mais por textos e autores variados. As aulas serão realizadas nos bairros Coloninha, Vila Aparecida, Mont Serrat e Monte Cristo.

A Associação Cultural Marambolê nasceu baseada em um conceito simples: de que todos podem fazer a sua parte na sociedade. Em 2013, no auge do Grupo Musical Swing Maneiro, os integrantes da banda, na maioria de comunidades marginalizadas da cidade, viram a possibilidade de mudar a vida das crianças que residem em regiões mais vulneráveis, abrindo novas possibilidades por meio da música e da arte. As primeiras oficinas surgiram em 2013 e no decorrer do tempo só foram crescendo.

Para este ano, o projeto será divulgado em escolas, creches, centros comunitários, CRAS e postos de saúde. As inscrições dão preferência para crianças que estejam regularmente matriculadas em escolas públicas de ensino.

Como a maioria dos interessados não possui condições de adquirir o instrumento para as aulas, o projeto fornece os equipamentos para as oficinas de violão e percussão, assim como todo o material pedagógico como as partituras utilizadas nas oficinas. Todos os alunos recebem ainda uma camisa com o nome do projeto e lanche ao final de todas as aulas.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários