Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura no Bairro será no Morro do Horácio

Publicado em 29/11/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação/rbs

foto: Divulgação/rbs

Prefeito aproveita o sábado para inaugurar a sede  do Parque Natural Municipal do Morro da Cru

O Prefeitura no Bairro visita neste sábado (30) o Maciço do Morro da Cruz pela quarta vez. Agora, serão beneficiados os moradores do Morro do Horácio, em evento a ser realizado no pátio da Escola Desdobrada Osvaldo Galupo, à rua Antônio Carlos Ferreira, 1.110, na Agronômica.

Como de costume, esta 29ª edição do governo itinerante começará às 9 horas, com uma apresentação cultural. Ao meio-dia, o prefeito Cesar Souza Júnior vai inaugurar a sede do Parque Natural Municipal do Morro da Cruz.

O governo itinerante já esteve no Monte Serrat, no Morro do 25 e no Morro do Mocotó, no Maciço do Morro da Cruz. Além disso, desde a sua primeira edição, em 5 de janeiro, o Prefeitura no Bairro percorreu Canasvieiras, Monte Cristo, Campeche, Pantanal, Estreito, Itacorubi, Rio Vermelho, Coqueiros, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Vargem do Bom Jesus, Vila Aparecida, Coloninha, Costeira, João Paulo, Barra da Lagoa, Morro da Caixa, Canto do Lamim, Vila do Arvoredo, Carianos, Trindade, Chico Mendes, Tapera, Capoeiras e Ingleses.

Em todas as edições, o projeto viabiliza um contato direto dos moradores locais com o prefeito e seu secretariado, para ouvir suas reclamações e colher sugestões de melhorias para o bairro.

Providências

Quem for ao Prefeitura no Bairro poderá tomar uma série de outras providências. É que lá podem ser feitas matrículas para o projeto de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da rede municipal de ensino, voltado a pessoas com mais de 15 anos interessadas em cursar do 1º ano a 8ª série em um dos cinco polos avançados e 10 núcleos espalhados pela cidade. 

Outras oportunidades disponíveis no evento são a oferta de cursos de qualificação e capacitação profissional gratuitos através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), bem como o auxílio para encaminhamento ao mercado de trabalho.

Mas a população ainda pode aproveitar o momento para utilizar todos os serviços do Pró-Cidadão (informações sobre processos, parcelamentos, dívidas ajuizadas, atualização de endereços e recadastramento), buscar orientações jurídicas da OAB Cidadã, fazer reclamações relacionadas a direito do consumidor ao PROCON, ou resolver assuntos relativos à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). 

A organização do Projeto Prefeitura no Bairro recomenda aos que quiserem participar que cheguem com antecedência para inscreverem-se.

Parque natural 

O Maciço do Morro da Cruz tem uma extensão aproximada de 215 hectares. Já o parque natural municipal criado pela lei nº 9.321/2013, que é uma unidade de conservação de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, ocupa 1.494.036,50 m2 da área. E, em 40.225 m2 deste espaço, foi construída a sede, cujo acesso se dá, pelo Sul, pela rua General Vieira da Rosa, em frente à escola estadual Lúcia Mayvorne, e, pelo Norte, pela avenida do Antão, logo após o loteamento Morumbi. 

O investimento foi viabilizado pelo Programa Aceleração do Crescimento (PAC) e atingiu R$ 1.795.461,63. Do montante, 71% vieram do governo federal e 29%, da Prefeitura de Florianópolis. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental. 

O Projeto

Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, Cibele Assmann Lorenzi, a escolha dos 40.225 m2 para sede do Parque Natural Municipal do Morro da Cruz levou em conta a existência de áreas degradadas e a proximidade com comunidades carentes - o Morro do Horácio, o Morro do 25 e a Vila Santa Vitória, no lado Norte, e o Monte Serrat, o Alto da Caieira e as ruas Ângelo Laporta, José Boiteux e Laudelina da Cruz, no lado Sul. 

Os lagos foram construídos aproveitando antigos açudes, e as quadras esportivas foram feitas em lugares sem muita vegetação, devido à degradação ambiental. Um total de 1.385 mudas de 21 espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica foram plantadas buscando a restauração florestal e a recuperação do meio ambiente. O Garapuvu, árvore-símbolo de Florianópolis, foi uma das espécies que foram reintroduzidas na área do parque durante este plantio.

Para a inauguração da sede, também foram cultivadas orquídeas e bromélias, entre outras plantas. E, ainda este ano, deve ser construído um espaço de tratamento de resíduos orgânicos que contará com processos de compostagem e minhocários, para serem utilizados na manutenção do parque e doados ao entorno. Além disso, a FLORAM vai dar capacitação aos moradores das comunidades locais interessados em replicar os processos em suas casas.

 

 

› FONTE: Prefeitura de Florianópolis

Comentários