Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Como o mercado de resíduos ajuda empresas em momentos de crise

Publicado em 13/03/2018 Editoria: Geral Comente!


Foto: reprodução shutterstock.com

Foto: reprodução shutterstock.com

Lidar com uma crise financeira pode ser inevitável para muitas empresas, principalmente se é um investimento que está no início. Por mais que um planejamento eficiente seja feito antes, os imprevistos acontecem e mesmo quando a empresa parece estar preparada é preciso repensar todas as estratégias para ter uma visão ampla sobre o negócio e muito jogo de cintura para sobreviver aos momentos difíceis.

Uma das estratégias que muitas empresas encontraram, principalmente industriais de diversos setores, é o aproveitamento de seus resíduos industriais. Através da reciclagem e da sua reutilização. Dessa forma, é possível economizar com a compra de matéria-prima e obter a mesma qualidade durante a produção. Para que essa estratégia funcione é preciso conhecer bem o tipo de resíduo industrial produzido e cada etapa de produção até a formação dos mesmos.

A lei já existe para as empresas que produzem grandes quantidades de resíduos industriais. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10) obriga essas       empresas a apresentarem uma documentação com um plano de gerenciamento de resíduos sólidos que mostre todas as etapas de produção da empresa desde a captação de matéria-prima até a formação e principalmente destinação final desses resíduos.

Apesar da burocracia o cumprimento dessa lei também ajuda na organização dos resíduos da empresa e muitos encontraram nessa etapa grandes oportunidades para lidar com a crise através do mercado de resíduos. Enquanto alguns resíduos são lixos para algumas empresas para outras pode ser matéria-prima, então a partir disso ocorre um mercado aquecido para a compra e venda de resíduos. Ganha quem procura resíduos para reutilizar como matéria-prima, ganha quem vende os resíduos que seriam descartados e ganha quem aposta na compra de resíduos para revender para outras empresas.

Engana-se quem acha que é difícil criar essa ponte entre as empresas. Uma ferramenta que permite a comunicação entre empresas de diversos setores que buscam vender e/ou comprar resíduos industriais é o software VG Resíduos. Ele oferece a função mercado de resíduos que cria a ponte entre empresas de todo o Brasil 24 horas por dia. Além disso, o software permite que empresas de qualquer tamanho e de qualquer setor desenvolva um plano de gerenciamento de resíduos sólidos personalizado, que permite facilitar e otimizar os processos da empresa de acordo com as leis ambientais.

Enfrentar uma crise financeira nem sempre é fácil, mas um bom gestor, um bom empreendedor aprende a lidar com as ferramentas à sua volta, procura soluções aonde ninguém consegue enxergar. O mercado de resíduos é um exemplo de que é possível encontrar soluções em lugares menos esperados como o próprio lixo.

 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários