Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fazenda destrói 97 máquinas usadas para sonegação fiscal

Publicado em 06/03/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Crisriano Dalcin - ADR LAges

Foto: Crisriano Dalcin - ADR LAges

A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) realiza nesta quarta-feira (7), a partir das 15h, em Lages, a destruição de 97 máquinas apreendidas em operações fiscais em todo o Estado no último ano. Os aparelhos que serão inutilizados são registradoras não fiscais usadas pelos comerciantes. Estes equipamentos não atendem as especificações legais, o que na prática leva à sonegação de impostos e concorrência desleal. 

Diretor de Administração Tributária da SEF, o auditor fiscal Rogério Mello explica que o uso destas máquinas é ilegal e vem sendo coibido pelo Grupo Especialista Setorial em Automação Comercial (Gesac), que estará reunido em Lages entre os dias 5 e 10 de março justamente para discutir novas estratégias de combate à sonegação. “As transações realizadas nestes aparelhos não entram no sistema da Secretaria de Estado da Fazenda e dificultam o controle fiscal”, observa o diretor, que participa do evento de destruição em Lages.

Não há como calcular o prejuízo que o uso destas máquinas causou aos cofres públicos. Os comerciantes flagrados utilizando os aparelhos ilegais tiveram de pagar multa de R$ 3 mil e instalar o ECF – Emissor de Cupom Fiscal (leia mais abaixo). Os antigos equipamentos serão destruídos com um rolo compressor da Prefeitura de Lages. O entulho será coletado pela Eco Centro Sul, que trabalha com a reciclagem de materiais eletrônicos – é lá que ocorre a separação e o reaproveitamento de metal e peças.

O que é o ECF

- O Emissor de Cupom Fiscal (ECF) é um equipamento de automação comercial utilizado para emitir os documentos fiscais de venda no varejo, adotado pela Fazenda de Santa Catarina desde a década de 1990.

- O Programa Aplicativo Fiscal (PAF/ECF) é um software utilizado para automatizar o registro das vendas e comandar a impressão de documentos fiscais por meio do ECF. De tempos em tempos, as versões do aplicativo são atualizadas, seguindo as especificações de requisitos e funcionalidades determinadas pelo fisco.


Notícia atualizada em 7 de março às 17h02min.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários