Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Professora espalha obras sobre boi de mamão em unidades educativas municipais

Publicado em 02/03/2018 Editoria: Florianópolis Comente!


Fotos: Divulgação PMF

Fotos: Divulgação PMF

Ana Lúcia Adriano, além de professora, é uma pintora de mão cheia. Formada em pedagogia há cinco anos e trabalhando desde 2015 na Prefeitura de Florianópolis, deu as primeiras pinceladas em 2006.

A pintura logo tornou-se um segundo trabalho, apesar de sempre ter sido um hobby. No ateliê de sua amiga Liliane, no bairro Santo Antônio de Lisboa, aprendeu as técnicas com tintas acrílicas pintando madeira. Ana Lúcia conheceu Liliane na época em que fazia mosaicos de azulejos. A amiga encomendou um, com o tema do boi de mamão. Assim, iniciou-se uma amizade entre as duas, e o interesse da professora pela pintura.

Ana Lúcia comprou MDF, tintas e pincéis e começou uma produção. "A partir daí, comecei a receber muitas as encomendas", relembra a professora.

Segundo ela, até agora fez mais de 200 peças recortadas em vários tamanhos, além de ter pintado muitos banquinhos. "No momento tenho umas peças no casarão da associação do bairro de Sambaqui". A professora pinta em casa, na Barra do Sambaqui, normalmente à noite e nos finais de semana.


Pintura em papel pardo no NEI Raul Francisco Lisboa

Ana Lúcia presenteia as unidades da rede municipal de ensino por onde passa com um pouco do seu talento. No Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEI) Judite Fernandes de Lima, no bairro João Paulo, ela produziu peças recortadas em MDF pintadas com tinta acrílica, que estão colocadas nas entradas das salas. No NEI Raul Francisco Lisboa, em Santo Antônio de Lisboa, a pintura foi em papel pardo com tinta guache.

Já no NEI São João Batista, no Rio Vermelho, a professora pintou diretamente na parede, com tinta acrílica para tela. Em todos os casos, o tema da pintura foi o boi de mamão. Dona Maricota, a bernúncia e o próprio boi são personagens que enfeitam as unidades. Segundo Ana Lúcia, desde pequena ela é apaixonada por folclore e decidiu pintar sobre o tema porque as crianças também adoram.

Apesar de o boi de mamão ser o tema central da maioria de suas obras, ela já pintou de flores à Frida Kahlo e conta que quando pedem outro tema, ela o faz. "Quero pintar também umas rendeiras, pescadores e bruxas", afirma a professora.

Este ano, ela está lotada no NEI Maria Salomé dos Santos, no Sambaqui. Segundo ela, se a direção concordar, ela pretende presentear mais essa unidade com suas obras.

"A arte ajuda na educação infantil. Através dela, a criança solta a imaginação e expressa seus sentimentos. Os meus planejamentos pedagógicos sempre estão ligados às artes", finaliza a professora Ana Lúcia.

De acordo com o secretário de Educação de Florianópolis, Maurício Fernandes Pereira, o ensino da arte nas escolas ajuda no desenvolvimento da capacidade de interpretar, da inteligência e do raciocínio. "É com estímulos como o da professora Ana Lúcia, que nossas crianças aprendem a transmitir ideias e emoções, beneficiando o processo de educação coletivo".

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários