Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mulheres protestam contra manifestações machistas e misóginas na Alesc

Publicado em 28/02/2018 Editoria: Geral Comente!


Foto: Dennis Ovidio/Especial

Foto: Dennis Ovidio/Especial

Ativistas de movimentos de mulheres com atuação em Santa Catarina lotaram as galerias da Assembleia Legislativa, na tarde dessa terça-feira (27), em protesto às manifestações machistas e misóginas registradas no parlamento catarinense, na semana passada, contra a deputada Ana Paula Lima (PT). O ato reuniu mais de 100 mulheres, além de representantes de diversas entidades, que apoiaram a manifestação de solidariedade à deputada e repúdio ao ataque misógino.

As manifestantes representaram muitos coletivos – vítimas de violência, de trabalhadoras, profissionais da saúde, LGBT – e gritaram palavras de ordem – “mexeu com uma, mexeu com todas”, “machistas, machistas não passarão!”. O ato representou uma forte reação de todas que também se sentiram desrespeitadas quando o deputado Roberto Salum disse, em plenário, que não aceitava debater com mulher.

Em sua fala, Ana Paula reafirmou que "precisamos resgatar, a todo momento, a história de luta das mulheres para que possamos compreender as múltiplas violências vividas cotidianamente. Entre elas, as violências veladas, silenciosas, em espaços públicos e privados onde às mulheres caberia o espaço privado e aos homens o espaço público.

“Faz-se urgente desconstruir e desnaturalizar tais violências e reafirmamos. a todo instante: as mulheres não são propriedade da família ou do marido. Nós mulheres, somos seres políticos e fazemos política todos os dias, o dia inteiro. E o parlamento catarinense, junto com os partidos políticos, tem a obrigação de fomentar este debate cada dia mais”, argumentou.

Ana Paula reafirmou seu compromisso com mulheres e homens e que continuará lutando por todos. “É por acreditar nisso que estou na política: para defender os direitos das mulheres, para denunciar a violência que sofremos todos os dias e para romper com essa cultura machista que nos agride, que nos mata e mutila. É para construirmos juntos uma sociedade igualitária e justa entre homens e mulheres", finalizou.

Apoio

Ao final da sessão a deputada recebeu vereadora do PRB de São José, Cristina de Sousa, que entregou ao presidente da Alesc moção de solidariedade à deputada Ana Paula.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Alesc

Comentários