Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Cinco estilos de cervejas para harmonizar com tipos de carnes

Publicado em 15/02/2018 Editoria: Curiosidades Comente!


Foto: BigStock

Foto: BigStock

A cerveja artesanal está conquistando seu espaço na mesa dos brasileiros. Mas na hora de harmonizar com a sua comida preferida nem sempre é fácil. Por isso, o sommelier da Bier Vila, em Blumenau (SC) dá algumas dicas importantes sobre que estilos combinar com tipos de carne. 

A facilidade de encontrar cervejas artesanais nos restaurantes e supermercados traz uma nova oportunidade para o consumidor: harmonizar os rótulos com a sua comida favorita. Especialidade dos sommeliers, essa combinação entre bebida e gastronomia é responsável por criar o que se chama de "terceiro sabor", quando ambas, juntas, conseguem transcender o paladar de uma ou de outra.

Ulysses Kreutzfeld, sommelier de Blumenau, comenta que as artesanais estão conquistando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros, mas que ainda há dúvidas na hora de harmonizar. "A premissa básica que todos podem seguir é de que as cervejas leves combinam melhor com pratos mais leves e não gordurosos. Ao conhecer mais os estilos, é possível se aventurar nos diversos rótulos disponíveis no mercado e criar novos sabores", diz.

Pra ajudar na hora de servir, Ulysses listou cinco cervejas para harmonizar com tipos de carnes:

Pilsen – um dos estilos mais consumido no Brasil, ele possui cor dourada, aroma rico e complexo do malte com um toque floral proveniente do lúpulo e amargor sutil. Combina com carnes brancas como frango e peixe (assado ou grelhado) e salada.

Blond Ale – com aromas frutados e muito cremosa, a cerveja deste estilo apresenta uma boa harmonia entre seu teor alcoólico, presença de lúpulo e de malte. Sua coloração varia entre amarelo palha e dourado e sua espuma é branca, densa e duradoura. A Blond Ale é uma boa pedida para harmonizar com peixes gordurosos ou macarrão com frutos do mar.

Double IPA – encorpada e robusta, traz uma coloração dourada a acobreada, amargor do lúpulo de médio a alto no aroma e também no sabor. Notas frutadas também são presentes. É uma cerveja que harmoniza bem com preparos mais pesados e condimentados, como carne vermelha assada com ervas, hambúrguer com queijo e frango frito.

Dunkel – bem maltada e com notas de torrefação no paladar, ela também traz um aroma adocicado, mas sem ser frutado. De coloração cobre intenso ao marrom escuro, este estilo combina com carnes suínas, goulash, salsichas e peru. 

Brown Ale – com notas de amêndoas, caramelo e chocolate, devido à presença dos maltes tostados, esta cerveja possui amargor baixo e traz uma sensação seca ao final da degustação. Ela acompanha bem carne de cordeiro grelhado.

Para Ulysses, além das harmonizações indicadas, as cervejas artesanais também trazem a possibilidade de descoberta de novos sabores. Com dezenas de estilos e combinações, se tornam cada vez mais uma opção de bebida que traz qualidade à mesa. "O mais importante é experimentar e descobrir qual agrada melhor o próprio paladar. Assim, as pessoas que ainda não conhecem muito da cerveja podem encontrar maneiras diversas de degustá-la, mas isso não deve ser engessado. Essas sugestões são uma boa forma de começar", encerra

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários