Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Sul da Ilha discute alimentação escolar

Publicado em 28/11/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Considerado pela ONU como um problema de saúde pública, o excesso de peso vem atingindo também o público infantil: uma pesquisa recente do Departamento de Nutrição da UFSC aponta que a obesidade já alcança quase 10% das crianças de 6 a 10 anos em Santa Catarina.

Só em Florianópolis, 18% dos meninos e meninas nesta faixa etária apresentam sobrepeso, mostrando como a ingestão mínima de calorias nem sempre é sinônimo de alimentação de qualidade.

Buscando contribuir para a discussão sobre segurança alimentar e nutricional no contexto escolar, o Ponto de Cultura Engenhos de Farinha (projeto voltado para a valorização dos engenhos artesanais de farinha de mandioca) e o Cepagro (ONG que há 23 anos desenvolve projetos com agricultores familiares e urbanos) promovem a 4ª edição do ciclo de seminários Patrimônio Agroalimentar em Debate, com o tema Sul da Ilha Unido pela Segurança Alimentar. 

O evento será realizado no dia 3 de dezembro a partir das 13h30, na Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, na Armação, em Florianópolis.

Na programação, haverá a exibição do documentário Muito Além do Peso, que será comentado por uma nutricionista, além do painel Segurança Alimentar e Nutricional no Contexto Escolar, com representantes dos conselhos municipais e estaduais de Segurança  Alimentar e Nutricional e de Alimentação Escolar, além da Secretaria Municipal de Educação e da Rede Ecovida de Agroecologia (que reúne cerca de 3 mil famílias de agricultores ecológicos no Sul do Brasil).

O evento vai terminar com uma homenagem para pessoas que contribuem para a qualidade da alimentação do sul da ilha, como donos de restaurantes e mercados que comercializam alimentos orgânicos ou feitos com matérias-primas locais. 

A temática da discussão sobre segurança alimentar e nutricional já faz parte dos projetos de Agricultura Urbana do Cepagro e também do Ponto de Cultura Engenhos de Farinha há alguns anos. No âmbito do Programa Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, por exemplo, que é assessorado pelo Cepagro na rede municipal de Ensino de Florianópolis, a educação alimentar é um dos eixos de trabalho.

Além disso, no contexto das Oficinas do Gosto promovidas pelo Ponto de Cultura Engenhos de Farinha, as crianças vivenciam novos sabores e aromas dos alimentos enquanto aprendem também sobre a importância da preservação do patrimônio histórico-cultural representado pelos engenhos de farinha artesanais.

SERVIÇO

O quê: Seminário Patrimônio Agroalimentar em Debate: Sul da Ilha unido pela Segurança Alimentar

Quando: 3 de dezembro, 13h30

Onde: E.B.M. Dilma Lúcia dos Santos (Rod. SC 406, 6005, Armação, Florianópolis)

 

 

 

› FONTE: Cepagro

Comentários