Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mau hálito pode indicar que você está doente

Publicado em 22/01/2018 Editoria: Saúde Comente!


O mau hálito é um problema que incomoda não só quem tem, mas também as pessoas ao redor. Dados mostram que de 15% a 28% das pessoas no mundo sofrem com o odor – no Brasil, são cerca de 40% da população.

Além da má higiene bucal, que é a principal causa, em até 90% dos casos, existem diversas outras que precisam ser investigadas já que podem ser sintomas de problemas mais sérios ou até sinais de que algo não vai bem com o organismo.

Pode indicar uma inflamação ou ser sintoma de uma doença mais grave como o câncer e a cirrose.

O dentista Felipe Vailati listou as doenças onde o odor bucal pode estar presente:

Gengivite e inflamações bucais

A mais comum das doenças denunciadas pelo mau hálito e causada pela falta de higiene mesmo. As gengivas ficam inflamadas pela falta de escovação. O mau cheiro vem das bactérias que se alimentam de restos de comida e liberam gases.

Doenças do aparelho digestivo

Gastrite e Refluxo também geram mau hálito. No caso da primeira o problema está na demora para esvaziamento do estômago que é tomado por bactérias e na segunda o cheiro desagradável é causado pela volta dos alimentos do estômago para boca. Eles deixam resíduos no caminho.

Doenças no trato respiratório superior

Mais uma vez a culpa é das bactérias. Laringite, amidalite, sinusite e renite geram mau cheiro por causa do catarro que acumulam devido a infecção.

Doenças no trato respiratório inferior

A traqueia, os pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares acumulam secreções bacterianas. O exemplo mais clássico é a bronquite e o odor ruim vem dos gases criados pelas bactérias. Mas o cigarro é um agravante para isso.

Diabetes

Sim, essa doença também pode ser denunciada pelo mau hálito. Pacientes sem controle do Diabetes sofrem com bactérias decorrentes das alterações no índice de glicose no sangue. No caso dos pacientes do Diabetes tipo 1 o odor pode ser causado pela falta de insulina.

Doenças hepáticas

Nesse caso a Cirrose é a principal causa do mau hálito. Outras doenças que afetam o fígado também podem causar halitose. O fígado faz a síntese de substâncias e quando por deficiência não as absorve acontece sua liberação pelas vias aéreas. Essas substâncias deveriam ser excretadas, por isso o odor é bastante desagradável.

Doenças renais

Quando os rins estão afetados ocorre o acúmulo de ureia e o hálito da pessoa passa a exalar amônia. Nos casos mais graves o cheiro nas vias aéreas é de urina.

Câncer de estômago

Essa doença gravíssima provoca a "putrefação" do tecido canceroso, é a morte para esses tecidos. O odor liberado pelo processo se denomina hálito necrótico. A intensidade depende do grau da doença.

Lembre-se: essas dicas não dispensam o aconselhamento médico.

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários