Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais será em Lages

Publicado em 12/01/2018 Editoria: Esportes Comente!


A cidade de Lages sediará a terceira edição do Congresso Catarinense de Cidades Digitais, o maior encontro de SC para tratar do desenvolvimento principalmente dos pequenos e médios municípios por meio do uso da tecnologia. Gratuito para servidores públicos, o evento, marcado para os dias 19 e 20 de abril, será realizado em parceria entre a Rede Cidade Digital (RCD) e a Prefeitura Municipal de Lages.

Com aproximadamente 160 mil habitantes, Lages está localizada na região Serrana, a 224 km da capital Florianópolis, sendo o maior município em extensão territorial de Santa Catarina. É conhecida nacionalmente como a Capital do Turismo Rural e a Terra da Festa do Pinhão.

O prefeito em exercício de Lages, Juliano Polese, destaca que o município investe em tecnologia para se tornar referência na área. Além de ter o primeiro parque tecnológico do Estado, o Órion Parque, uma grande infraestrutura em fibra óptica está sendo construída na cidade. Já são 50 quilômetros concluídos e a meta é chegar 110 quilômetros até março deste ano, segundo Polese, interligando 190 pontos públicos, entre unidades de saúde, escolas e demais repartições.

“Queremos melhorar a qualidade da informação para tomada de decisão e, consequentemente, o serviço prestado à população. E o Congresso, além da visibilidade, vem nos ajudar trazendo novas ideias, chamando a atenção da população para essa nova fase que Lages entra”, afirma o prefeito em exercício, acrescentando também o plano estratégico desenvolvido em parceria com o Sebrae-SC para desburocratizar os processos e impulsionar a economia local por meio do Programa “Lages Cidade Empreendedora”.

Inovação

De acordo com o diretor da RCD, José Marinho, prefeitos, gestores, vereadores e empresários de mais de 100 municípios são esperados para este evento, que é o maior desta natureza em Santa Catarina, para busca de informações sobre como implantar projetos de cidades digitais e inteligentes, visando melhorar a gestão e a comunicação com a população. Marinho ressalta também a importância do encontro para conectar Prefeituras e empresas interessadas em fomentar processos de inovação nas pequenas localidades. “O Congresso trata de soluções que refletem a realidade dessas cidades e que podem servir de inspiração também para que novas iniciativas sejam desenvolvidas. Cada município tem necessidades específicas, mas a demanda por mais serviços digitais, por conectividade e eficiência de gestão, é de todas as Prefeituras”, analisa Marinho.

Um levantamento feito pela RCD revela que 81% dos prefeitos do Estado incluíram nos planos de governo, protocolados no TSE, propostas para investir em tecnologia. “Reforça ainda mais a atenção dada à tecnologia. Não existe outro caminho para fomentar o desenvolvimento socioeconômico se não pela adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação pelas Secretarias”, completa o diretor da RCD. Ao todo, foram 813 propostas envolvendo o uso de tecnologia para melhorar algum setor da administração municipal, sendo a Segurança Pública a área mais lembrada, com 19,2%, seguida de Educação (18%) e Informatização (13,3%).

As inscrições para o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais serão abertas em breve pelo site http://redecidadedigital.com.br. Informações pelo [email protected] ou pelo (41)3015-6812

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários