Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretaria de Saúde de São José promove Dia D de Combate à Dengue

Publicado em 27/11/2013 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Dois laboratórios serão montados, nesta quarta-feira (27), para orientar a população sobre a doença

Com o objetivo de chamar a atenção da população para o combate ao Aedes aegypti, o popular mosquito transmissor da dengue, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de São José preparou uma ação de conscientização. O Dia D de Combate à Dengue será realizado nesta quarta-feira (27), com a instalação de dois laboratórios de Entomologia, nos bairros Campinas e Areias.

Nesta estrutura, que funcionará das 9h às 21h, serão apresentadas ao público amostras do mosquito em fase larvária e na fase adulta. O objetivo é fazer com que as pessoas consigam reconhecer e identificar possíveis focos do Aedes aegypti em suas casas. Também serão repassadas orientações de como evitar criadouros do mosquito e será disponibilizado material explicativo.

A escolha dos bairros para realizar a ação não foi por acaso. “Escolhemos o bairro Campinas, por causa da grande circulação de pessoas e também por ter a maior localização de focos no município. Já o bairro Areais foi escolhido devido a sua população”, explica o coordenador do Programa de Endemias do município, Ademir Rosa.

Desde agosto, a Vigilância Epidemiológica de São José vem ampliando as estratégias de combate a dengue, com a intensificação do monitoramento e instalação de armadilhas. O objetivo detectar precocemente a entrada do Aedes aegypti, que se prolifera durante o Verão. Neste processo, a população é uma grande parceira do poder público, agindo efetivamente na prevenção para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do mosquito.

No início do mês de dezembro, entre os dias 2 e 6, será realizado o LIRAa (Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti), para identificar o grau de proliferação do mosquito no município. No último levantamento realizado, São José teve índice nulo de proliferação.

Algumas atitudes podem ser tomadas individualmente:

- Vasilhas de vasos de flores e plantas: deve ser mantida seca, ou então, enche-la de areia até a borda;

- Pneus velhos: devem ser furados para eliminar a água que se acumule, ou devem ser guardados em lugares cobertos;

- Caixas d`água: devem ser lavadas eventualmente e tampadas todo o tempo;

- Garrafas vazias: guardadas de cabeça para baixo, em lugares cobertos.

 

Endereço Laboratório Entomologia

Horário de funcionamento: 9h às 21h

Giassi Campinas

Avenida Irineu Bornhausen, 425

Campinas, São José 

 

Giassi Areias

Rua Álvaro Medeiros Santiago, 301

Areias, São José 

 

 

› FONTE: Prefeitura de São José

Comentários