Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Morre Victor Fontana, ex-vice governador de Santa Catarina

Publicado em 05/12/2017 Editoria: Geral Comente!


Reprodução Eduardo Valente/ND

Reprodução Eduardo Valente/ND

O empresário do agronegócio e político, Victor Fontana morreu na madrugada desta terça-feira (5), em São Paulo, aos 101 anos. O Governo do Estado de Santa Catarina decretou luto oficial de três dias a partir de hoje.

Natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Victor Fontana se formou em Engenharia Química. Em 1948, aceitou o convite do tio Attilio Fontana para trabalhar na Sadia, em Concórdia. No setor agrícola, foi o grande responsável pelo melhoramento da suinocultura e da avicultura em Santa Catarina. Foi ele que, nos anos 1950, fez a primeira importação de reprodutores de suínos da Europa, incentivando o melhoramento genético para produção de carne suína, além da melhoria da nutrição e da sanidade animal.

Na área política, atuou como vice-governador de Santa Catarina entre 1983 e 1987. Ele cumpriu dois mandatos como deputado federal, além de ter sido secretário da Agricultura de Santa Catarina em 1975 a 1978, no governo de Antônio Carlos Konder Reis. Também foi presidente da Celesc, conselheiro da República e presidente do Besc.

Seu corpo será cremado em São Paulo em cerimônia com a presença de familiares e amigos.

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários