Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

FCC divulga resultado de pesquisa sobre patrimônio cultural de Urussanga

Publicado em 04/12/2017 Editoria: Esportes Comente!


A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Gerência de Pesquisa e Tombamento da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, divulga o resultado da pesquisa realizada entre os dias 21 de setembro e 8 de outubro sobre o patrimônio cultural, mais especificamente os bens tombados, do município de Urussanga, no Sul de Santa Catarina. O questionário contou com 213 respostas de pessoas de variadas faixas etárias, sendo a mais representativa entre 26 e 40 anos, que correspondeu a 48% dos participantes. 

O objetivo do projeto, do qual a pesquisa faz parte, é lançar um novo olhar sobre o patrimônio cultural catarinense, pensando nos bens tombados a partir de seus conjuntos, na interface dos diferentes elementos que o compõe, nos processos coletivos, que perpassam as características materiais e imateriais da nossa cultura.

O projeto piloto em Urussanga vai promover o estudo específico de preservação de conjunto urbano/arquitetônico através da delimitação de poligonal de entorno dos bens já tombados pelo Governo do Estado. A partir daí será desenvolvido um projeto que subsidie uma normativa clara de intervenção nestas áreas, deixando os processos mais transparentes, e que ao mesmo tempo permita uma proteção patrimonial mais efetiva, que valorize os diversos aspectos representados por tais bens, incrementando, inclusive, a dimensão econômica do patrimônio cultural. 

Resultados 

A proposta do questionário foi compreender como a população residente e não residente da cidade de Urussanga percebe seus espaços, seus elementos construídos e naturais, e se existem dificuldades ou necessidades diante de tais elementos. A partir dele é possível embasar tal projeto-piloto de requalificação das edificações históricas da cidade.

A palavra mais citada na questão que solicitava que fossem elencadas as três palavras que melhor referenciavam a cidade foi "vinho", remetendo à forte conexão que a cidade possui com a produção e comercialização do produto tradicional da região, ligado à cultura local e ao patrimônio imaterial deste povo. As demais palavras mais citadas, relacionam-se também ao patrimônio histórico cultural material e imaterial da cidade tais como: "cultura", "Itália", "história" e "tradição". 

Entre ambientes edificados de importância coletiva, foram citados os casarões históricos ao redor da Praça, a própria Praça Anita Garibaldi, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Percebe-se que tais edificações segundo as respostas recebidas, de alguma forma estão desvalorizadas, não sendo utilizados da maneira mais adequada a todos os possíveis usuários. Novos usos para as edificações foram propostos pela população e também novos horários de utilização e programações especiais, como shows e eventos, o que remete a um potencial econômico latente voltado à prestação de serviços ligados ao lazer, cultura e gastronomia. 

Essa consulta foi extremamente relevante para que a equipe de técnicos da FCC pudesse entender a importância da identidade local para a população, e ajudará a tomar importantes decisões quanto às diretrizes de intervenção para edificações tombadas, para normatização de comunicação visual, intervenções em fachadas e entorno de bens tombados, com o intuito de deixar o processo mais claro e de fácil acesso a todos os interessados em intervir de alguma forma neste conjunto urbano/arquitetônico. 

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários