Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Marco da Paz será inaugurado neste sábado no Parque Medellin em Chapecó

Publicado em 01/12/2017 Editoria: Esportes Comente!


Marco da Paz lembra a necessidade da manutenção da paz e a promessa de um mundo melhor

Marco da Paz lembra a necessidade da manutenção da paz e a promessa de um mundo melhor

Em solenidade pública programada para as 10 horas da manhã deste sábado (2), será inaugurado em Chapecó o Marco da Paz. O monumento foi construído no Parque Medellín, no Loteamento Avenida, situado no prolongamento da Avenida Getúlio Vargas. O ato reunirá empresários, trabalhadores, estudantes e desportistas.

O Marco da Paz é um monumento idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, nascido durante a 2ª Guerra Mundial. É único no gênero e lembra aos homens dos cinco continentes a necessidade da manutenção da Paz e a promessa de um mundo melhor. Esse projeto vem sendo fomentado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e foi construído em dezenas de cidades brasileiras. O monumento foi criado em forma de um arco com uma pomba e um sino. A pomba representa a anunciação, o sino a música da paz dos anjos e o arco a vida. Sua instalação em todos os continentes representa a fraternidade entre os povos.

O projeto foi possível graças a articulação, coordenação, participação e apoio material da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Conselho Empresarial de Chapecó (CEC), Sindicato da Indústria da Construção e Artefatos de Concreto Armado do Oeste (SINDUSCON OESTE), Prefeitura de Chapecó, Rotesma Indústria de Pré-fabricados de Concreto, Focalle Tecnologia, Tecnolamp do Brasil, Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) Associação Comercial de São Paulo.

Depois dos pronunciamentos, autoridades e convidados presentes irão lacrar a Cápsula do Tempo, contendo documentos que retratam o momento que vive Chapecó, depoimentos de dirigentes, tsurus – ave sagrada que pode ser feita de papel e está associada à paz – cartas com mensagens de paz de alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino. Essa Cápsula será aberta daqui a 25 anos.

O programa inaugural contará com apresentações artísticas da Banda da Escola Básica Municipal Vila Real e da Orquestra de Violões do Programa Arte Cidadã, da Prefeitura de Chapecó, sob regência do professor Cosme de Almeida e acompanhamento vocal da professora Taine Schettert.

› FONTE: Marcos A. Bedin

Comentários