Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Primeira etapa de retirada das barras de olhal da Ponte Hercílio Luz é concluída

Publicado em 30/11/2017 Editoria: Geral Comente!


Foto: James Tavares / Secom

Foto: James Tavares / Secom

A retirada de 272 barras de olhal do total de 360, processo que faz parte da restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis foi concluída na terça-feira (28). As 88 peças restantes, que ficam na parte central da ponte e estão na parte superior das treliças, serão retiradas na segunda quinzena de dezembro deste ano.

“Para retirada destas peças será necessário executar a quarta fase da transferência de carga, que consistirá em rebaixar a treliça do vão central trazendo do ponto inicial em que foi levantada. Ou seja, baixar 53 centímetros e após esta operação elevar somente os dois extremos da treliça. O objetivo é de comprimir a corda superior da treliça para que seja possível retirar as barras de olhal. Essa operação deverá ocorrer em 15 dias”, explicou o engenheiro fiscal da obra, Wenceslau Diotallévy

A próxima etapa é a recuperação das treliças e ao mesmo tempo, a substituição de rótulas e celas, que são peças nas bases e nas pontas, respectivamente, das torres principais. “As torres se mantém em equilíbrio por causa dos cabos que formam o estaiamento. Depois de instaladas as novas barras, retiramos os cabos. Isso é para que ela não saia do ponto de equilíbrio”, concluiu o engenheiro.

A instalação das novas barras, dependendo das condições climáticas, começa a partir de abril de 2018. As peças, fornecidas pela Usiminas, já estão no canteiro de obras da empresa Teixeira Duarte. A empresa é a responsável pela restauração da Ponte Hercílio Luz.

 

› FONTE: Assessoria de Comunicação do Governo de SC

Comentários