Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Vereadores anunciam data de oficinas do Orçamento Legislativo Participativo

Publicado em 30/11/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


 

Será neste sábado (2), na EEB Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, a primeira oficina do Orçamento Legislativo Participativo, um plano de investimento que une os valores das emendas parlamentares de cinco vereadores da Capital. A proposta é inédita no país. A cada ano, uma comunidade de Florianópolis será escolhida para receber os recursos, que em 2018 serão investidos na região do Sul da Ilha. Essa será a primeira oficina das duas que serão realizadas – a outra será no próximo sábado, no dia 9. O evento de lançamento na região, no dia 21 de novembro, reuniu quase 100 moradores que puderam debater o projeto com os vereadores e seus assessores. Espera-se um público maior para os três eventos. 

Os mandatos criaram uma metodologia para organizar e potencializar a participação social, já que o maior objetivo do OLP é que a própria comunidade se apodere dessa parte do orçamento municipal e decida como esse dinheiro deve ser gasto.  As oficinas serão, portanto, um espaço integrado e participativo de tomada de decisão que valorizará a diversidade sociocultural. 

Desde 2016, as emendas parlamentares são impositivas, ou seja, o Executivo tem a obrigação legal de atender as indicações dos vereadores.  Portanto o OLP somará R$ 2,5 milhões do orçamento anual da Prefeitura, oriundos dos R$ 500 mil a que cada vereador tem direito. O objetivo dos vereadores Afrânio Boppré (PSOL), Lino Peres (PT), Marcos José de Abreu (Marquito, PSOL), Pedro de Assis Silvestre (Pedrão, PP) e Vanderlei Farias (Lela, PDT) com o OLP é inverter o viés clientelista das emendas parlamentares do legislativo e ajudar na construção de um processo de democracia direta e participativa.


Serviço

O quê? Oficinas do Orçamento Legislativo Participativo (OLP)
Quando: dias 2 e 9 de dezembro, das 8h às 12h
Onde: EEB Brigadeiro Eduardo Gomes – Av. Pequeno Príncipe, 2939, Campeche

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários