Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Creche de Florianópolis promove atividade para desenvolver habilidades motoras das crianças

Publicado em 30/11/2017 Editoria: Florianópolis Comente!


O projeto acontece há três anos e teve início na época em que a professora Vera trabalhava na Creche Municipal Vila União, na Vargem do Bom Jesus / Foto: Creche Anna Spyrios Dimatos

O projeto acontece há três anos e teve início na época em que a professora Vera trabalhava na Creche Municipal Vila União, na Vargem do Bom Jesus / Foto: Creche Anna Spyrios Dimatos

Desenvolver a coordenação motora é uma das missões dos professores da área de educação infantil.  Capacitar as crianças em usar e controlar músculos para realização de atividade física ou movimento virou um momento prazeroso na Creche Municipal de Florianópolis, Anna Spyrios Dimatos, localizada na Tapera, Sul da Ilha.

Para isso, toda terça-feira pela manhã, os pequenos de três anos tomam um cafezinho diferente. Servido em xícara de porcelana, organizado com toalhas na mesa, e acompanhado de frutas e do lanche da creche, aprendem a segurar a xícara pela alça, a fortalecerem a coordenação motora fina e o movimento de pinça e a sentarem corretamente.

A iniciativa foi criada pela professora Vera Maria de Araújo e é colocada em prática com a ajuda da auxiliar de sala Adriana Ferreira Junckes. Elas contam que muitas famílias vão até a creche prestigiar o café.

O projeto acontece há três anos e teve início na época em que a professora Vera trabalhava na Creche Municipal Vila União, na Vargem do Bom Jesus.

Estímulos

A coordenação motora fina é encarregada de funções como escrever, fazer desenhos, pinturas, colagens, recortar papel e fazer traçados em folhas. Ela é responsável pelo trabalho de pequenos músculos, localizados, principalmente, nas mãos e nos pés.

Dentro desse aspecto, existe o chamado movimento de pinça, que é a capacidade da criança de pegar objetos usando o dedo indicador e o polegar. Várias tarefas, como escrever e recortar virão, mais tarde, dessa conquista.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da PMF

Comentários