Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Unidades de Saúde de Itapema terão ações de prevenção à AIDS nesta sexta-feira

Publicado em 29/11/2017 Editoria: Itapema Comente!


Dia 1º de dezembro, sexta-feira, é o Dia Mundial de Combate à AIDS, e Penha participará novamente da campanha através de ações na rede pública municipal de saúde.

Todas as unidades de saúde nos bairros terão, durante todo o dia, teste rápido para detecção do vírus HIV. “Será um mutirão das equipes de saúde de cada unidade”, explica a secretária de saúde de Penha, Elisama de Freitas Schulle. Será a chance da população buscar este exame de forma rápida, sem necessitar agendamento anterior.

Além dos exames, também serão realizadas, em cada unidade de saúde, orientação na sala de espera pelos agentes comunitários, que explicarão os cuidados tanto para evitar quanto conviver com a doença.

No Brasil, estima-se que existam 630 mil pessoas vivendo com o HIV, ou 0,6% da população adulta. Um estudo publicado em 2014 no Brasil mostrou que a maior parte dos novos casos de infecção por HIV no país acometem os heterossexuais (principalmente mulheres), que respondem por 67,5% dos casos registrados em 2012.

Apesar da AIDS não ter cura, o diagnóstico prévio da presença do vírus HIV permite tratamentos que impeçam ou posterguem o desenvolvimento da doença, bem como alertem o paciente para que evite ser um vetor de contágio.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapema

Comentários