Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto verão: nutricionista aponta perigos das dietas milagrosas

Publicado em 20/11/2017 Editoria: Geral Comente!


Comida de verdade é base para dieta de sucesso  / Foto: Engin Akyuri

Comida de verdade é base para dieta de sucesso / Foto: Engin Akyuri

Os dias começam a esquentar e logo é possível observar maior movimento nas academias e ruas de Florianópolis. Algumas vezes essa agitação vem acompanhada da pressa em conseguir o “corpo perfeito” para passear nas praias do litoral catarinense. E é com esse pensamento de resultado rápido que chegam as dietas "milagrosas" causadoras de efeitos ruins para a saúde.

A nutricionista Ana Paula Bedin, explica que é possível sim começar uma dieta às vésperas do verão e ainda assim manter a alimentação saudável e obter resultados, sem loucuras.

"O mais importante no processo de emagrecimento é a mudança de paradigmas: precisamos mudar nosso padrão mental para focar em resultados duradouros, pois só assim teremos disciplina e persistência para alcançá-los . Não precisamos cortar todos os sabores da nossa vida, precisamos fazer substituições saudáveis para dar ao nosso corpo subsídios para corrigir o metabolismo e alcançar a perda de peso, por exemplo", conta Ana.

Segundo a especialista, existem métodos eficazes para emagrecer de forma saudável. Ela afirma que corpo trabalha como uma máquina perfeita e todos os pontos estão conectados. Por isso, antes de iniciar qualquer dieta, é preciso investigar o que meu organismo está dizendo. "Muita gente copia dietas de revistas ou da amiga, mas isso não é efetivo, cada pessoa reage de forma diferente aos alimentos, e para que seja possível alcançar o resultado desejado, temos que conhecer bem nosso metabolismo". Isso pode ser feito através de uma avaliação clínica detalhada e exames que vão nos mostrar aonde estão possíveis deficiências e alterações metabólicas. 

Para começar bem o "projeto verão", as dicas da nutricionista são simples: em primeiro lugar, não coloque sua saúde em risco, fazendo restrições desnecessárias, trocando comida por shake ou usando suplementos sem orientação. "Foque em consumir comida de verdade – legumes, vegetais, carnes, ovos e gorduras naturais com moderação – e deixe de lado as farinhas e os produtos ultraprocessados ricos em açúcar e aditivos químicos. Certamente esse já é um passo enorme para a mudança", argumenta.

"Existe uma tendência a exagerar nas farinhas e cereais o que compromete o peso e a saúde! Diminuir o consumo de pães, massas e outros alimentos ricos em farinha e açúcares, pode trazer resultados interessantes já a curto prazo", indica Ana Paula. "Exercícios físicos também estão na lista das necessidades para alavancar seu corpo ao emagrecimento saudável. Sempre existe um que a gente curte, que a gente se adapta. Eu descobri o crossfit, você pode gostar de caminhada, o importante é se mexer", finaliza.

Mais informações sobre a profissional e dicas de nutrição preventiva estão disponíveis no site anapaulabedin.com.br

› FONTE: Floripa News (www.floripanews.com.br)

Comentários